Infraestrutura: 80% das empresas estarão operando por assinatura até 2026

Compartilhe:

Um relatório divulgado pela Global Interconnection Index GXI, mostrou que até 2026, 80% das empresas estarão operando sua infraestrutura de armazenamento por assinatura.

Segundo o relatório GXI 2024, para atender a demanda por tecnologias cada vez mais robustas e capazes de processar mais volumes de dados e as novas tecnologias como IA, 5G e computação de alto ganho, as empresas estão optando pela assinatura de infraestrutura digital.

De acordo com os especialistas, os gestores ou tomadores de decisão estão se afastando ainda mais da estratégia de aquisição de recursos físicos de longo prazo de servidores, roteadores e unidades de armazenamento, e optando por serviços de assinatura em nuvem.

Acrescentam ainda que os padrões tradicionais de aquisição de hardwares de TI próprios, se tornou uma desvantagem competitiva, diante do custo/benefício oferecido pelos modelos de assinaturas por oferecem melhorias contínuas, além da adoção das últimas tecnologias.

Segundo os especialistas da IDC, apenas 48% das organizações hoje se consideram empresa digitais, mas o número continua crescendo, devido a aceleração em busca da transformação digital, em que mais de 90% dos casos, o projeto inclui uma infraestrutura digital, ou seja, o cloud computing.

Concluem dizendo que a mudança de CAPEX para OPEX começou com a adoção acelerada do multicloud, tendo se expandido para toda a infraestrutura, do Core ao Edge, proporcionando às empresas maior modularidade em sua arquitetura de TI.

Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO