O surgimento de uma nova tecnologia de transmissão de dados desenvolvida no Reino Unido, pode ser a inovação que irá aposentar a tecnologia do Bluetooth.
O estudo da nova tecnologia foi desenvolvido na Universidade de Sussex na Inglaterra, liderada pelos cientistas Robert Prance e Daniel Rogen, que vinham estudando maneiras mais eficientes para a transmissão de dados por sinal.
A inovação consiste no tipo de ondas utilizado para transmissão de dados, que no caso do Bluetooth, são ondas eletromagnéticas. Já a nova tecnologia utiliza ondas elétricas, demostrando maior eficiência nos resultados, segundo os pesquisadores.
Muitas tecnologias como o próprio Bluetooth, Wi-fi e 5G, dependem da modulação eletromagnética para a transmissão do sinal, contudo esta capacidade foi desenvolvida há mais de 120 anos, e possui certas limitações.
No caso da nova tecnologia proposta pelos pesquisadores, a modulação de campo elétrico é uma técnica que consome consideravelmente menos energia, o que segundo o professor Daniel Rogen, irá transformar significativamente a eficiência energética dos dispositivos de transmissão de dados.
De acordo com o professor, ao substituir o Bluetooth pela modulação de campo elétrico, a vida útil da bateria, por exemplo, pode ser prolongada, resultando em uma experiência mais duradoura para atividades cotidianas, como ouvir músicas, atender chamadas e interagir com outros dispositivos inteligentes.
A divulgação do estudo sugere que a implementação em larga escala da nova tecnologia não está distante, onde, além de oferecer maior eficiência energética, a modulação de campo elétrico pode ser utilizada para várias outras atividades.
O baixo custo para produção é outro ponto importante, onde poderá ser disponibilizado em pequenos chips, custando apenas alguns centavos por dispositivo, tornando totalmente acessível.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede