À medida que as empresas vão crescendo, naturalmente seus departamentos ou setores de operações precisam pensar na estruturação de cada um deles, para suportar as novas demandas decorrentes deste crescimento.
E no setor de TI não é diferente, sendo exigidos que novos pontos de conexões sejam instalados na empresa, para receber novos dispositivos como: computadores, impressoras e roteadores. Mas a principal mudança acontece mesmo é na estruturação da gestão de pessoal do setor.
Assim, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a estruturação do setor de TI, e te ajudar a entender como acontece esta organização. Acompanhe!
Desmistificando o setor de TI
As equipes de TI não precisam ter a mesma aparência de uma empresa para outra. As responsabilidades e a estrutura de cada departamento de TI são determinadas por fatores, que vão desde o tamanho da empresa e objetivos de negócios, até requisitos de conformidade do setor e vulnerabilidades de segurança.
No entanto, existem certas funções e responsabilidades que todos os líderes de TI devem ter em mente, quer seja para construir um departamento de TI do zero ou a considerar uma reestruturação dos seus recursos atuais.
O departamento de TI é o setor que supervisiona tarefas e responsabilidades relacionadas à tecnologia, seja em pequenas empresas onde o departamento de TI pode consistir em uma única pessoa, ou em grandes corporações que costumam serem dividido em setores especializados.
Independente de quantas pessoas a equipe de TI de sua empresa possua, certas áreas do gerenciamento de TI são básicas e aplicáveis a todos os negócios, como as que veremos a seguir:
Manutenção de Hardware e Software
Os departamentos de TI são responsáveis pela manutenção dos sistemas de hardware e software dentro de uma organização. Isso inclui configurar e atualizar aplicativos de software, dispositivos de funcionários, servidores, bancos de dados e outras infraestruturas de TI.
Os departamentos de TI também são responsáveis por solucionar problemas que surgem com esses sistemas e fornecer suporte técnico aos colaboradores da organização e aos usuários externos, como clientes, por exemplo.
Monitoramento do desempenho do sistema
Os departamentos de TI monitoram o desempenho dos sistemas de TI da organização, incluindo servidores, redes e bancos de dados. Isso ajuda a identificar possíveis problemas antes que se tornem críticos e permite que os departamentos de TI tomem medidas proativas para evitar tempos de inatividade e falhas do sistema.
Armazenamento e backups de dados
Os departamentos de TI normalmente gerenciam os sistemas de armazenamento de dados da organização, o que inclui a implementação de soluções como armazenamento em nuvem.
Os departamentos de TI também garantem que o backup dos dados seja feito regularmente e com segurança para evitar perda de dados em caso de falha ou violação do sistema.
Cibersegurança
O departamento de TI desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança da rede de uma organização. Isso inclui a implementação de firewalls, software antivírus e outras medidas de segurança para proteção contra ameaças cibernéticas.
O departamento de TI também gerenciam o acesso dos usuários à rede, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados e sistemas confidenciais.
Gerenciamento de aplicativos
O departamento de TI são responsáveis por gerenciar os aplicativos e sistemas de comunicação críticos da organização, incluindo e-mail, mensagens instantâneas e videoconferência.
O departamento de TI garantem que esses sistemas estejam disponíveis e sejam confiáveis e protegidos contra hackers e outras ameaças cibernéticas.
Como parte do processo de integração, o departamento de TI também fornecem aos funcionários credenciais de login e níveis apropriados de acesso aos aplicativos relevantes.
Estruturação do setor de TI e funções dos profissionais
Gestor de TI
O gestor é o chefe do departamento de TI, responsável por desenvolver e implementar a estratégia de TI da empresa. Eles trabalham em estreita colaboração com outros executivos seniores para garantir que o departamento de TI e a pilha de tecnologia de negócios estejam alinhados com os objetivos da organização e supervisionam o orçamento e os recursos gerais de TI.
Gerente de TI
As responsabilidades do gerente de TI incluem as operações gerais do dia-a-dia do departamento de TI, gerenciando a equipe de TI e garantindo que todos os projetos de TI sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento. Eles também são o principal ponto de contato para garantir que toda a infraestrutura de TI esteja funcionando de maneira tranquila e segura.
Administrador de rede
Para a estruturação do setor de TI, o Administrador de Rede tem a função de gerenciamento da rede de computadores da organização. Eles instalam, configuram e mantêm hardware e software de rede, monitoram o desempenho da rede e solucionam problemas de rede à medida que surgem.
Administrador do sistema
Da mesma forma, o Administrador do Sistema é responsável por gerenciar os sistemas de computadores da empresa, incluindo servidores, bancos de dados e sistemas operacionais. Eles garantem que esses sistemas funcionem de maneira suave e segura e solucionam quaisquer problemas conforme necessário.
Administrador de segurança
A função do Administrador de Segurança no departamento de TI é manter a segurança da infraestrutura de TI da organização. Eles implementam medidas de segurança para proteção contra ataques cibernéticos, monitoram a rede em busca de ameaças à segurança e respondem a incidentes de segurança.
Desenvolvedor de aplicativos
Um desenvolvedor de aplicativos projeta aplicativos de software para atender aos requisitos específicos de uma organização, geralmente se uma alternativa pronta para uso não estiver disponível. Eles são responsáveis por escrever código, testar aplicativos e garantir que os aplicativos funcionem sem problemas.
Administrador de banco de dados
O Administrador de Banco de Dados gerencia os bancos de dados da organização, garantindo que sejam seguros, confiáveis e eficientes. Eles também garantem que os dados tenham backup e possam ser restaurados em caso de violação.
Desenvolvedor Web
O Web Developer projeta e desenvolve sites e aplicações web. Eles são responsáveis por escrever código, testar aplicativos e garantir o bom funcionamento do site de uma empresa.
Além dessas funções, estruturas maiores de departamentos de TI podem incluir equipes especializadas para áreas como análise de dados, computação em nuvem e gerenciamento de projetos.
Terceirização do departamento de TI
Compreensivelmente, as pequenas empresas com recursos limitados nem sempre podem dar-se ao luxo de contratar uma equipa de TI inteira. Mas é possível ter um departamento de TI terceirizado.
Desta forma, a empresa fica livre de encargos e gastos com mão de obras específicas, além de desprender tempo com estas atividades que podem ser oferecidas todas por uma empresa especializada e experiente.
Vantagens da terceirização do setor de TI
Uma das grandes vantagens em contratar uma empresa para gerir e prestar suporte de Ti, está na capacidade, experiência e especialização da equipe técnica que estas empresa possuem em seu quadro.
De outra forma, a empresa corre o risco de ter que contratar especialistas distintos toda vez que tiver um problema diferente na infraestrutura ou na tecnologia utilizada, tendo assim um custo muito alto para a reparação.
No caso da terceirização do suporte de Ti, além do conhecimento prévio do sistema da empresa cliente pela equipe da empresa contratada, a empresa cliente não terá que correr atrás de um especialista para solucionar um determinado problema.
Além da larga experiência que as equipes das empresas que prestam suporte de TI possuem, existe ainda o fator que eles estão em constantes treinamentos oferecidos pelos fabricantes e fornecedores dos equipamentos, para os técnicos.
Estes profissionais são periodicamente submetidos a programas de capacitação para que tenham habilidade de manter sempre atualizadas as tecnologias utilizadas nos sistemas.
Deseja ter mais informações sobre estruturação do setor de TI da sua empresa, entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas no assunto. Será um prazer poder te atender.
Acompanhe também nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que acontece na Inforrede.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede