O suporte de TI para muitas empresas de pequeno ou médio porte, que dependem da tecnologia para realizar muitas das suas operações diárias, é uma necessidade, por terem que lidar com a realidade de bugs, conexões lentas, arquivos corrompidos, problemas de licenciamento, riscos de segurança e todos os outros desafios que acompanham o universo da TI.
Diante disso, possuir uma equipe de suporte pronta para agir e encontrar soluções para esses problemas, sejam elas atuando localmente ou remotamente, é essencial para a rotina diária de toda organização.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos falar sobre suporte de TI local versus suporte de TI remoto. Acompanhe!
Suporte de TI no local versus suporte de TI remoto
Embora seja bastante autoexplicativo, a principal diferença entre o suporte de TI local e o suporte de TI remoto é simplesmente onde a equipe está localizada. O suporte no local chegará ao seu escritório ou já estará dentro do seu escritório e irá ajudá-lo pessoalmente, enquanto o suporte remoto de TI pode ajudá-lo de qualquer lugar, pois seus serviços são digitais.
TI no local
O suporte no local geralmente se traduz em um profissional de TI dedicado (ou equipe de profissionais) empregado diretamente pela sua empresa, trabalhando em um escritório.
Eles oferecem suporte de TI aos seus funcionários, trabalham com você individualmente e provavelmente serão incorporados à estrutura da organização.
Ter um especialista no local com quem você possa interagir pessoalmente pode oferecer aos líderes empresariais uma sensação de segurança e consistência. Ser capaz de fazer perguntas e resolver problemas de última hora pode parecer que só é possível através do suporte de TI no local, embora nem sempre seja esse o caso.
Como funciona o suporte remoto?
O suporte remoto de TI envolve permitir que um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) controle as ferramentas de TI de um local fora das instalações da sua empresa. O MSP fornece suporte técnico em conexões de alta velocidade e geralmente pode transmitir soluções por telefone, e-mail ou vídeos chamadas.
Esses técnicos externos precisarão ter acesso remoto à sua infraestrutura de TI por meio de soluções avançadas. Muitas vezes, o suporte remoto básico é baseado em incidentes, embora muitos MSPs também ofereçam serviços mais estratégicos, bem como monitoramento e suporte contínuos.
Prós e contras do suporte de TI no local
Quando se trata de suporte de TI no local, sua empresa tem essencialmente profissionais de TI integrados ao seu negócio. Como resultado, esses profissionais podem ter um maior conhecimento do negócio, o que pode ajudar a administrar a infraestrutura de TI da forma mais eficiente possível.
Outra vantagem é a possibilidade de fomentar um relacionamento com sua equipe de TI, que pode ser aproveitado no futuro, além de ter uma maior compreensão de seus sistemas e configurações, bem como de seus objetivos de negócios e métricas de sucesso.
Por outro lado, ter suporte no local tem algumas desvantagens. Para começar, pode ser quase impossível para esses profissionais realizarem tudo com os recursos disponíveis de uma PME, pois provavelmente acabarão atolados nas necessidades diárias de TI. Isto não pode deixar espaço para soluções tecnológicas criativas que trariam maior inovação e crescimento.
Uma desvantagem adicional de ter uma equipe de suporte no local é que a empresa pode acabar com um membro importante da equipe de TI que tenha acesso a todas as suas informações e infraestrutura críticas.
Por fim, depender exclusivamente da equipe local pode ser um desafio quando a questão de TI está além do escopo dos especialistas disponíveis.
Prós do suporte de TI no local
A construção de relacionamento pessoal, conhecimento e experiência empresarial, sem dúvida são prós do suporte local, enquanto os contra são risco de rotatividade, perda de conhecimento, incapacidade de acompanhar a demanda e inovação sufocada e experiência limitada.
Prós e contras do suporte remoto de TI
A primeira vantagem de terceirizar seu suporte de TI é que você ganha acesso a especialistas que conhecem o assunto, tendo acumulado conhecimento trabalhando com diversas empresas.
Geralmente estas empresas são um grande grupo de especialistas com uma ampla gama de conhecimentos que uma equipe local talvez não consiga replicar.
Quando você faz parceria com uma empresa experiente, ela também oferece estratégias para gerenciar sua infraestrutura de TI e otimizar as práticas existentes.
Além disso, especialistas em suporte remoto de TI podem ser fundamentais para aumentar seus resultados financeiros. Sua empresa se beneficia por ter uma equipe de especialistas seniores em TI sem ter que pagar um salário a cada um.
A alternativa é uma equipe local que exige salários e benefícios competitivos e o custo interno de aquisição de dispositivos, treinamento e desenvolvimento de carreira.
Por fim, com suporte remoto de TI, você pode garantir a disponibilidade de profissionais 24 horas por dia para resolver problemas fora do horário comercial.
No geral, ao contratar uma empresa terceirizada, seu negócio efetivamente resolve alguns dos gargalos que os especialistas de TI locais podem não atender suficientemente.
Embora esta solução ofereça várias vantagens, pode haver algumas desvantagens em ter suporte remoto. As pequenas e médias empresas devem fazer pesquisas ao selecionar um MSP para evitar possíveis problemas, como contratos inflexíveis, cobranças adicionais para determinados serviços, tempos de resposta lentos ou falta geral de visibilidade.
Suporte local versus suporte remoto: o que escolher?
Embora ter um suporte de TI no local muitas vezes possa parecer a melhor opção para resolver os problemas, as equipes internas podem enfrentar tempos de inatividade e outras tarefas que atrapalhem seu rendimento.
As pequenas e médias empresas normalmente enfrentam os desafios de ter uma equipe pequena, entregar o suporte de TI para uma empresa especializada permite que seus administradores se concentrem nos processos principais, deixando os problemas de TI para os especialistas.
Além disso, ter suporte remoto de TI significa que você pode ter confiança em patches de segurança, firewalls, detecção de invasões e quaisquer outros problemas que possam surgir em sua infraestrutura de TI.
Contudo, à medida que sua empresa for crescendo, naturalmente sentirão a necessidade de possuir um técnico ou uma pequena equipe no local, solução muito comum utilizada em empresas de grande porte.
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Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede