A IA está invadindo os meios digitais, estando cada dia mais presente em diversos softwares e aplicativos utilizados por muitos profissionais, que fazem cada vez mais uso de seus recursos para solução de suas demandas.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Bain & Company, atualmente o setor de atendimento ao cliente sao os meios digitais que mais utilizam a IA para auxiliar no processo de atendimento das empresas, onde também pelo menos 30% delas estão estudando outras possibilidades de utilização da tecnologia.
Existe ainda um novo cenário que surgiu a cerca de um ano, mostrando que funcionários estão utilizando secretamente alguns meios digitais e suas ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho para solucionarem suas demandas corporativas.
Um levantamento mostrou que 68% dos cinco mil colaboradores entrevistados, utilizam a IA no trabalho sem divulgarem a fonte da solução para seus chefes.
As opiniões se dividem sobre o assunto, que põe em pauta questões éticas, versus a evolução tecnológica, que unem homem e máquina juntos para solucionarem problemas.
Segundo Bryan Hancock, sócio da McKinsey & Co nos EUA, a ideia do uso da IA em atividades empresariais tem muitos pontos positivos, que podem ajudar em tarefas rotineiras que aliviam a carga cognitiva dos colaboradores.
Por outro lado, especialistas alertam para a dependência desta solução, pela perda da percepção humana sobre alguns assuntos mais delicados, e por colocar em check algumas profissões no futuro.
No início de novembro, o Google começou a responder pesquisas de usuários com o uso de Inteligência Artificial, onde o usuário tem a opção de ativar a ferramenta, fazendo com que o robô converse com o usuário através de um texto.
Já nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden assinou um decreto que regulamenta o uso da Inteligência Artificial, prevendo que desenvolvedores façam testes de segurança e usem selo que identifique que o conteúdo foi gerado por uma IA.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede