Pesquisa realizada pela Gartner, mostra que mais de 80% das empresas usarão modelos de aplicações de Inteligência Artificial Generativa (APIs de IA) ou interfaces de programação, para auxiliar na gestão de seus negócios, até 2026.
De acordo com o estudo, os números mostram um aumento significativo em relação a porcentagem estimada que era de apenas 5% calculada para o ano de 2023.
A nova estimativa prevê que, até 2026, mais de 80% das empresas de todos os portes farão uso de algum tipo de Inteligência Artificial, para ampliar sua produtividade de alguma forma, além de já estarem sendo usadas em muitos canais de atendimento ao cliente.
Segundo os especialistas, fazer uso da Inteligência Artificial Generativa tornou-se a prioridade de muitas empresas, para poderem fazer uso de ferramentas e modelos fundamentais de inovação em seus respectivos mercados.
APIs de IA é um conjunto de protocolos e funções que possibilitam a integração e a comunicação de plataformas e sistemas diferentes, unindo funcionalidade de outra plataforma e integrando-as ao seu sistema, adicionando funções e recursos.
Para o vice-presidente e analista do Gartner Arun Chandrasekaran, a demanda pela tecnologia está aumentando em diversas áreas, promovendo um anseio pelo uso da tecnologia de IA em todo o mundo.
Entre as inovações cotadas para influenciar as organizações nos próximos anos está a Gestão de dados, Experiência do usuário, Gestão de pessoas, Logística, Produção e Segurança, abrangendo praticamente todos os setores das empresas em diferentes segmentos.
Segundo a Gartner, as empresas que operacionalizarem seus modelos de Inteligência Artificial, terão mais aceitação de seus usuários, promovendo mais transparência, confiança e segurança aos seus clientes.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede