A tecnologia da IA generativa começou a mostrar seus resultados no mercado, com números que mostram como ela otimizou tempo e lucro nas empresas de varejo, através do auxílio nas operações.
Segundo o estudo do Boston Consulting Group (BCG) e do MIT Sloan Management Review (MIT SMR), 51% das empresas que estão utilizando a IA na América Latina estão experimentando lucros de até 7% a mais ao mês.
Já no apanhado mundial, os números são ainda melhores, com 55% das empresas que utilizam a IA generativa, alcançando uma média de crescimento de 11% de lucro.
De acordo com Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest, empresa especializada em recuperação de ativos através da cobrança de débitos por uma agente virtual conectada por inteligência artificial, a rapidez dos processos talvez seja o que mais atrai as empresas para testarem a IA generativa e seus agentes virtuais.
Isso porque, no futuro, é possível que a IA generativa possa fazer em minutos ou dias um trabalho que geralmente tomava semanas para ser realizado pelos meios convencionais.
Esses resultados mostram também o porquê que 39% das organizações no mundo já terem implantado políticas e estratégias relacionadas ao uso de IA generativa em seus negócios.
Outras 42% estão desenvolvendo este processo, enquanto 17% planejam adotar estratégias que utilizem a tecnologia da IA generativa.
Dentre os principais objetivos da aplicação da IA generativa nos negócios, destacam-se: automação e otimização dos processos, melhoria na comunicação assertiva com os clientes, eficiência no fluxo de informações e trabalho, melhor gerenciamento de processos internos e externos, redução de custos, planejamento e personalização de produtos, e análise de dados.
Os investimentos em IA não ficam por conta apenas do setor privado, com países como China e EUA investindo 662 bilhões de dólares e 599 bilhões de dólares, respectivamente.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede