Ataques cibernéticos utilizando Ransomwares batem recorde e lideram número dos ciberataques que tem as organizações como alvo principal.
Segundo um estudo realizado pela Sophos X-Ops no primeiro semestre de 2023, os Ransomwares representam 69% das ameaças as empresas hoje, ficando os demais tipos de ameaças com 22% e vulnerabilidade do sistema com 9%.
Outro dado interessante que o estudo trouxe, foi o fato de que 81% dos casos de invasão, ou o golpe final do ataque, acontece fora do horário comercial, ou do funcionamento da empresa.
Os estudos também apontaram que o hacker leva menos de um dia para acessar o Active Diretory (AD), uma das ferramentas mais importantes do sistema das empresas, pelo fato dele gerenciar a identidade e o acesso aos recursos de uma organização.
A pesquisa também mostrou que o tempo de permanência dos invasores dentro do sistema desde o início de um ataque até o momento em que ele é detectado, diminuiu de dez para oito dias, podendo chegar até cinco dias em caso de ransomware.
Observou-se ainda que 42% das invasões resultaram em violações de dados e perda de informações de diversos setores, o que indica que os invasores estão sendo capaz de comprometer outras áreas enquanto evitam a detecção.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento do número de invasões as empresas subiram 8%, indicando que ¼ das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de ataque cibernético.
Apenas no semestre passado foram 1.600 ataques de Ransomwares registrados apenas no Brasil, apontando um aumento de 20% no número de vítimas em comparação com o ano de 2022.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre tecnologia da informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede