Os malwares ou os populares vírus de computador, sempre foram os vilões contra o todo PC (computador pessoal), esta incrível ferramenta tecnológica que mudou para sempre nossa vida e modo de trabalho.
E pelo fato do PC ser tão necessário para nosso dia a dia, principalmente dentro das organizações, é muito importante também que ele esteja protegido contra estas e outras ameaças digitais.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos dar algumas dicas básicas sobre como proteger seu computador contra os vírus. Acompanhe!
O que são os vírus de computador?
Em termos técnicos, os vírus de computadores são um tipo de programa com um código malicioso, criado para alterar o modo como o PC trabalha, com a capacidade de se propagar entre computadores.
Um vírus de computador se assemelha muito a um vírus da gripe, e é exatamente por isso que recebe este nome, pois, assim com o vírus da gripe, ele tem a habilidade de se replicar e propagar-se de um host para outro.
Da mesma forma como os vírus não se reproduzem sem uma célula hospedeira, os vírus de computador também não se propagam sem uma programação, como um arquivo ou documento.
E conforme a tecnologia se desenvolveu nos últimos anos, os vírus também se aprimoraram, sendo utilizados pelos criminosos cibernéticos para extrair dados de outros PCs, onde são utilizados como moeda de troca para obterem ganhos financeiros.
Como o vírus age no seu computador
Os vírus podem entrar em seu computador através da troca de dados pela internet com sites, redes de trabalho, pen drives ou outros dispositivos de transmissão de dados que estejam com os arquivos infectados.
Após se instalar em um programa ou arquivo no seu PC, o vírus pode permanecer inativo por algum tempo, até que algum comando do usuário o obrigue a executar o seu código no computador.
A missão do vírus pode ser das mais diversas, como corromper arquivos, enviar spam para seus contatos, roubar senhas, dados e até mesmo controlar seu computador remotamente.
Por estes e outros motivos, o vírus de computador pode causar danos devastadores, seja em apenas um PC, como em toda a rede e sistema que esteja conectado.
Como saber se seu computador está infectado?
Para saber se seu computador está infectado, basta escanear o PC utilizando softwares próprios para isso, os chamados antivírus. Também pode ser feito pelo prompt do Windows através de alguns comandos como o famoso scannow, ou com o próprio programa da Microsoft, o Windows defender.
Após realizar o escaneamento seguindo os passos indicados por cada tipo de antivírus, ele encontrará as ameaças escondidas no seu PC e irá removê-las. Todo o processo leva apenas alguns minutos, que pode variar de acordo com a quantidade de arquivos instalados no seu PC.
Como proteger seu computador de vírus?
Mais importante que saber verificar se seu computador está infectado, é saber como se prevenir contra este tipo de ameaça. Por isso, alguns hábitos são indispensáveis para todo usuário de PC.
O primeiro passo é possuir um bom antivírus e mantê-lo sempre atualizado. Estes programas são capazes de barrar arquivos suspeitos, fazer varreduras completas no computador e remover os arquivos suspeitos.
Outro hábito indispensável para todo usuário e que também é muito utilizado nas empresas, é a realização de backups periódicos dos principais arquivos que você utiliza. Uma boa dica de backup é manter estes arquivos salvos na nuvem.
Outro ponto muito importante também é manter seus programas e aplicativos sempre atualizados, pois os softwares desatualizados são mais vulneráveis e suscetíveis aos vírus, e estas atualizações normalmente sempre vem com uma melhoria na segurança contra novas ameaças.
Aumente o nível de segurança com o firewall
Em muitos casos utilizar apenas o antivírus é insuficiente para deter as ameaças mais recentes de ataques aos computadores, principalmente, para as redes corporativas de trabalho, como é o caso das organizações.
Para estes casos, o firewall é a ferramenta ideal, agindo como uma barreira entre as redes, analisando se as mesmas são confiáveis ou não para a navegação em determinados sites da internet.
Seu sistema de bloqueio automático age somente quando é identificado uma página suspeita, caso contrário, a página abre normalmente para o usuário controlando quais informações podem entrar na rede privada.
O firewall consegue isolar os computadores da web, inspecionando cada um dos pacotes de dados que são enviados. Esta inspeção é chamada de filtragem de pacotes, que são pequenas parcelas de informações enviadas de um computador para o outro, onde são decididas se a rede corporativa receberá ou não estas informações em seu sistema.
Essa análise é baseada em um conjunto de regras e direcionamentos de segurança previamente estabelecidas pelo especialista em cibersegurança da organização, ou por uma empresa contratada para realizar este trabalho.
Diante disso, o firewall passou a ter ainda mais relevância no atual cenário da segurança digital, dando as organizações um pouco mais de tranquilidade quanto a segurança de seus sistemas, sendo fundamental diante dos constantes ataques cibernéticos as empresas.
A união de um bom antivírus com o firewall e outras medidas como o backup em nuvem, são as práticas ideais para dar a uma organização mais tranquilidade para operar seus sistemas, e mesmo que ocorra um ataque, os danos são muito reduzidos.
Deseja ter mais informações sobre proteção dos sistemas e computadores para sua empresa? A Inforrede possui a solução de Appliance Firewall e de backup em nuvem ideal para você.
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede