Cliente: como a tecnologia pode melhorar o relacionamento da sua empresa

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A conectividade digital se tornou parte da rotina de milhares de pessoas em todo o mundo, onde são realizadas diversas atividades comerciais, através de aplicativos nos smartphones, tablets ou computadores.

Por este motivo, é necessário que as empresas disponibilizem também estes novos meios tecnológicos para alcançar seu público de interesse, como estratégia de negócio.

Neste contexto, o relacionamento com o cliente continua sendo uma ação indispensável para todas as organizações, na busca de proporcionar a melhor experiência através das novas plataformas.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre como utilizar a tecnologia para melhorar o relacionamento da sua empresa com o cliente. Acompanhe!

O relacionamento é o caminho

Após a pandemia, observamos uma grande instabilidade econômica mundial, onde muitas empresas se viram obrigadas a reduzirem drasticamente suas operações.

Diante desta realidade, muitas empresas tiveram que recorrer a uma estratégia de relacionamento mais imersivo com o seu público, através dos canais tecnológicos utilizados, para impedir que o cliente se dispersasse, e a empresa tivesse maiores perdas financeiras.

A estratégia foi tão bem sucedida, que este processo se seguiu também no pós pandemia, em praticamente todas as organizações que a adotaram.

A estratégia consiste em proporcionar uma excelente experiência durante o processo de compra do cliente pelos meios digitais, uma vez que, durante a pandemia, os clientes estavam reclusos em suas casas e não poderiam viver a experiência da compra em loja.

Embora não seja uma estratégia nova de negócio, o UX (Experiência do Usuário) foi imensamente alavancado durante a pandemia, pela facilitação que traz para promover maiores conversões para as empresas.

O resultado foi e continua sendo tão positivo, que as empresas continuam utilizando e investindo ainda mais no aperfeiçoamento desta estratégia, como forma de melhorar seus meios de vendas e interação com seu público, pois, segundo as estatísticas, os clientes engajados compram 60% mais em cada compra.

Conheça seu cliente

Por meio das atuais ferramentas, hoje está muito mais simples obter e processar os dados do publico de interesse da empresa, que podem ser recebidos de diversas maneiras e fontes, como é o caso, por exemplo, das redes sociais.

Ao receber os dados de cada cliente, o software de Gerenciamento da Experiência do Cliente, traça o seu perfil de compra, e passa a interagir de forma automática e mais assertiva com ele, através de e-mails, mensagens no smartphone ou anúncios nas redes sociais.

Desta forma, as informações fornecidas pelo software tornam a vida do atendente da empresa muito mais simples, permitindo que ele conheça o perfil do cliente em questão de segundo, por ter na tela do seu computador todas as informações necessárias para realizar uma boa interação.

Mantenha-se conectado com seu cliente

O mercado oferece diversas plataformas de gerenciamento de experiência do cliente, chamadas de CXM (Gerenciamento da Experiência do cliente). Os CXMs analisam feedback e sentimentos para melhorar as experiências do cliente.

Estas ferramentas apontam ao colaborador representante da empresa, o melhor canal de comunicação com o cliente, o melhor horário para contato, o que oferecer, dentre outras informações.

Todas estas informações são resultado do processamento dos dados recebidos pela plataforma, de acordo com a interação do cliente com o site de compra ou outros canais como aplicativos.

A importância da infraestrutura de TI

E por falarmos em processamento de dados, entramos em outra questão muito importante para a empresa, que é a sua infraestrutura de TI, que contempla o servidor, cabeamento estruturado para conexão dos equipamentos e fluxo das informações até os computadores dos colaboradores.

Sem uma infraestrutura atualizada e moderna, não há como armazenar, processar os dados, além de não poder instalar os softwares que serão utilizados para o gerenciamento de clientes, que fornecem as informações para os colaboradores responsáveis pelas estratégias de marketing da organização.

Ferramentas e Softwares

Nosso objetivo aqui não é indicar nenhum tipo específico de software, mas de sugerir a utilização da ferramenta. Ela deve ser obtida após uma pesquisa, de acordo com as necessidades específicas de cada organização.

Já há algum tempo temos compartilhado com nossos leitores as vantagens da utilização de algumas delas, como é o caso do CRM. O software de CRM é uma ferramenta que permite ao time de vendas da empresa acompanhar seus clientes durante toda a sua jornada de compra, seja no site da empresa ou na loja.

Ele auxilia na elaboração de ações estratégicas que lhes deem mais vantagens competitivas, permitindo interações personalizadas conforme o perfil de cada cliente, através de informações do banco de dados obtidas anteriormente.

Esta ferramenta trás para a equipe de vendas da empresa, uma grande vantagem competitiva, ante aos tradicionais modos de vendas, pela facilidade de obtenção de informações sobre um determinado cliente.

Todas estas capacidades da ferramenta, ficam disponíveis aos colaboradores do setor através de seus computadores, que também podem ser integrados a outros softwares, como o ERP, por exemplo.

Da mesma forma já compartilhamos sobre a utilização do ERP, por exemplo, um sistema utilizado por muitas organizações para gerenciamento de recursos, além de ser muito eficaz na integração das informações de todos os setores da empresa.

O ERP consegue centralizar os principais processos da empresa, integrando as informações que permitem ao gestor e demais colaboradores, gerenciar o setor de produção, estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças, contabilidade e recursos humanos.

Ou seja, todas as áreas da empresa compartilham informações em tempo real para seus administradores, que conseguem ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na organização.

A integração das informações pelo ERP, é uma excelente opção para as empresas que buscam otimizar seus processos e maximizar a eficiência de suas operações, inclusive, utilizando a solução omnichannel que integra a comunicação da empresa mesmo quando são utilizados diversos meios de comunicação.

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Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

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