A indústria 4.0 continua avançando em diversos setores, disponibilizando mais segurança e eficiência para as empresas, com as novas tecnologias disponíveis no mercado para gestão da produção.
Segundo especialistas em desenvolvimento tecnológico industrial, as máquinas estão cada vez mais conectadas, e são gerenciadas por meio do acesso remoto, o que vem proporcionando maior segurança operacional e produtiva às indústrias nos últimos anos.
De acordo com eles ainda, boa parte deste avanço está sendo obtida através da tecnologia Cloud, que permite que os dados possam ser hospedados em diferentes tipos de nuvens, o que proporciona maior proteção de todo o sistema operacional e dos dados da empresa, além de uma gestão muito mais simplificada.
O modelo de gerenciamento da Indústria 4.0, é realizado por acesso remoto e através de uma interface simplificada, garantindo maior eficiência produtiva para as empresas, que estão dispondo de mais informação e consciência situacional dos pontos de vulnerabilidade e dos gargalos dentro de suas linhas de produção.
Isso acontece pelo fato de o sistema ser customizável, o que o torna exclusivo para suprir as demandas de acordo com as necessidades de cada indústria, sendo programado para operar de forma autônoma.
Os relatos da eficiência com o uso destas novas tecnologias que compõem a Indústria 4.0, passam pelo aumento da produtividade, informações em tempo real, mais segurança e agilidade, personalização, economia de energia, redução de paradas da produção e redução dos gastos.
Contudo, de acordo com o Projeto Indústria 2027, que realizou uma pesquisa entre as empresas brasileiras, até 2027, apenas 58% das indústrias nacionais estarão na quarta geração de desenvolvimento tecnológico das indústrias, ou seja, estarão realmente dentro da Indústria 4.0.
Para ficar por dentro das principais notícias sobre Tecnologia da Informação e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede