Como a TIC tem contribuído para o crescimento das empresas

Compartilhe:

Com a evolução tecnológica dos últimos anos, a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) por meio da transformação digital, através de diversas ferramentas de processamento da informação, tem contribuído para que muitas organizações se destaquem no cenário mercadológico que estão inseridas.

Estas ferramentas permitem às empresas se tornem mais produtivas ao otimizarem seus processos, maximizando a eficiência de suas operações e tornando-as mais competitivas.

A partir de uma infraestrutura moderna de transmissão da informação, o que torna possível a utilização de tais tecnologias, permite a organização uma integração de todos os seus setores, através de um fluxo contínuo das informações.

Assim, no conteúdo de hoje iremos falar sobre a TIC, e algumas das ferramentas que se tornaram importantes no atual cenário, e tem contribuído para o crescimento de muitas empresas. Acompanhe!

O que é TIC?

A TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), são todas as tecnologias da informação e comunicação que impactam a produtividade corporativa de alguma forma, com o objetivo de trazer soluções e mais eficiência para a empresa.

São softwares e hardwares que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar todo o fluxo de comunicação da organização. São estas ferramentas que tem contribuído para o processo de transformação digital das empresas.

ERP

O ERP (Planejamento de Recursos da Empresa) é um sistema já bastante utilizado pelas organizações para gerenciar os recursos, sendo muito eficaz na integração das informações dos diversos setores.

O ERP consegue centralizar os principais processos da empresa, integrando as informações que permitem ao gestor e demais colaboradores, gerenciar o setor de produção, estoque, vendas, fornecedores, clientes, finanças, contabilidade e recursos humanos.

Ou seja, todas as áreas da empresa compartilham informações em tempo real para seus administradores, que conseguem ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na organização.

A integração das informações pelo ERP, é uma excelente opção para as empresas que buscam otimizar seus processos e maximizar a eficiência de suas operações, inclusive, utilizando a solução omnichannel que integra a comunicação da empresa mesmo quando são utilizados diversos meios de comunicação.

CRM

O software de CRM é uma ferramenta que permite ao time de vendas da empresa acompanhar seus clientes durante toda a jornada de compra.

Ele auxilia na elaboração de ações estratégicas que lhes deem mais vantagens competitivas, permitindo interações personalizadas conforme o perfil de cada cliente, através de informações do banco de dados obtidas anteriormente.

Esta ferramenta trás para a equipe de vendas da empresa, uma grande vantagem competitiva, ante aos tradicionais modos de vendas, pela facilidade de obtenção de informações sobre um determinado cliente.

Todas estas capacidades da ferramenta, ficam disponíveis aos colaboradores do setor através de seus computadores, que também podem ser integrados a outros softwares, como o ERP, por exemplo.

Backup em nuvem

Com a chegada da tecnologia Cloud Computing, muitas soluções foram desenvolvidas a partir desta tecnologia, como é o caso do backup em nuvem, que simplificou muito o processo de backup para as empresas, em substituição as mídias como HD, Pen Drive e CD.

O backup em nuvem é um recurso que tem auxiliado a segurança da informação das organizações de forma eficaz, uma vez que ele cria cópias de segurança dos dados e das informações de trabalho da empresa na nuvem, guardando-os em outro local.

Desta forma, se imprevistos como: invasões, roubos de dados, falhas ou queda dos sistemas acontecerem, levando a perda das informações da empresa, o backup em nuvem garantirá que eles não sejam perdidos, sendo resgatados remotamente através do backup que foi realizado na nuvem.

Seu acesso fácil as informações através do acesso remoto, é um dos seus grandes diferenciais, o que lhe garante mais agilidade, simplicidade no gerenciamento, segurança dos dados e economia para a organização.

Ciência de dados, big Data e Analytics

Com a alta relevância dos dados nos últimos tempos, promovido por causa dos insights às organizações obtidos com o seu tratamento, e para seguir em direção a verdadeira transformação digital de uma empresa, o caminho é começar pela implantação da gestão baseada em dados e a big data, que é a capacidade de processamento de grandes quantidades de dados.

Os dados são a matéria prima da TIC, e conseguem fornecer aos gestores da empresa melhor visibilidade dos processos e resultados da organização, ou seja, uma nova forma de direcionar os negócios da empresa, que é a gestão baseada em dados.

As empresas que utilizam esta dinâmica, são denominadas empresas de cultura Data Driven, ou seja, cultura orientada a dados. Isso significa que ela segue as indicações das informações obtidas pelas técnicas da ciência de dados, através do big Data e Analytics.

A obtenção dos dados para processamento, podem ser coletados de várias fontes como: mídias sociais, sites, e-comerce, dentre outros, que são os rastros deixados por todos que utilizam a internet e que formam o Big Data, além do próprio banco de dados da empresa.

Embora não seja um software ou hardware, a ciência de dados é a união de todos estas ferramentas, mais a cultura da gestão por dados, que pode tornar a transformação digital de uma empresa em realidade.

Gostou do conteúdo de hoje? Então siga nosso o perfil da Inforrede no Instagram para ser notificado sobre novos conteúdos.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO