O sinal WI-FI (Wirelles Fidelity), que traduzido ao pé da letra para o português quer dizer “fidelidade sem fio”, mas que na prática significa fidelidade do sinal, é uma tecnologia que revolucionou a forma como nos conectamos à internet, pela não utilização de cabos, nos dando muito mais liberdade de locomoção.
A tecnologia WI-FI já está na sua sexta geração, a WI-FI 6e, transmite os dados através da frequência de rádio, infravermelho e outros, à dispositivos como computadores, notebooks, tablets, celulares, ou qualquer outro aparelho que possua a capacidade de receber o sinal WI-FI.
Contudo, muitas pessoas acabam enfrentando problemas com o sinal WI-FI de suas casas ou até escritórios, por não conhecerem algumas características técnicas simples sobre como utilizar seus roteadores.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos dar algumas dicas simples que ajudarão a melhorar a sua internet sem fio. Acompanhe!
Escolha do local para colocar o roteador e melhorar o seu WI-FI
Esta dica por si só já resolve mais da metade das reclamações de muitas pessoas sobre problemas com o sinal do WI-FI. O local onde o roteador irá ficar, deve ser um lugar mais aberto possível, ou seja, sem objetos ou obstruções físicas como móveis, televisores e paredes.
Estes obstáculos bloqueiam ou limitam a emissão das ondas de rádio do roteador dentro de casa. O ideal é utilizá-lo num local mais comum para todos como a sala, por exemplo, o mais alto possível e sem nada em sua frente.
Altere o canal de frequência
Alterar o canal de frequência do seu roteador permite que a conexão dele sofra menos interferências, melhorando assim o desempenho do sinal.
Esta situação se faz necessária onde há muitas rede WI-FI próximas, como em prédios, o que acaba causando interferência no sinal do seu roteador. Contudo, recomendamos a realização desta dica, com o auxílio do provedor da sua internet.
Atualize o firmeware do seu roteador
Esta ação é importante para solucionar possíveis problemas de segurança do software do seu roteador, responsável por controlar todo o funcionamento do equipamento.
A atualização é simples, basta observar a marca e o modelo do seu roteador, e realizar o download e a instalação da última versão do software que o seu equipamento utiliza.
Reinicie o seu roteador
Esta solução é simples, mas eficaz para resolver muitos dos problemas de conexão com a internet, pois quando o roteador é reiniciado, a memória do dispositivo é limpa e o sistema volta a operar do zero.
A dica é esperar por 15 segundo após desligá-lo, para então ligá-lo novamente. Este é rápido e costuma resolver instantaneamente problemas de lentidão na conexão.
Muitos aparelhos conectados ao seu ao seu WI-FI
Um problema muito comum em redes domésticas, que não são preparadas para receberem grande número de aparelhos conectados, é a baixa velocidade da conexão.
Nestes casos, o plano contratado junto a operadora de internet também podem ser impróprios para suportar a quantidade de dispositivos conectados.
A dica é limitar o número de aparelhos conectados a sua rede, e tentar descobrir se existem outras pessoas fora da sua casa utilizando sua internet.
Indicamos a leitura deste artigo, onde damos dicas de como descobrir se sua internet está sendo utilizada por mais pessoas do que deveria. Confira!
Descanso do roteador
Crie o hábito de sempre que possível desligar o roteador, seja a noite na hora em que for dormir, ou em outro período do dia, mas não necessariamente todos os dias. O importante é poder dar um tempinho para que ele esfrie.
Deseja ter mais informações sobre o sistema WI-FI para sua empresa?
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Também siga nosso Instagram e fique por dentro de tudo que acontece na Inforrede.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede