Um grupo de especialistas em alta tecnologia de diversos lugares do mundo, estão pedindo uma pausa nas pesquisas sobre desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), e se reuniram para elaborar e assinarem uma carta sobre o assunto.
Dentre estes estão presentes no grupo o CEO da Tesla e SpaceX Elon Musk e o cofundador da Apple Steve Wozniak, além de outras personalidades do mundo da tecnologia, como cofundadores do Skype e Pinterest.
Segundo a carta assinada por centenas de especialistas hightech, as novas gerações da tecnologia de Inteligência Artificial podem se tornar um risco à humanidade.
A polémica vem ganhando força há alguns anos, mas com o surgimento de IA’s como o GPT-4, da mesma empresa que criou o ChatGPT, parece que foi a gota d’água para que diversos especialistas se unissem para discutir o assunto.
Um trecho da carta diz que “vimos os laboratórios de IA se lançando em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais potentes que ninguém, nem mesmo seus criadores, podem entender, prever, ou controlar de forma confiável”.
A carta foi publicada no site future of life (futuro da vida), onde pedem uma pausa as empresas desenvolvedoras, até que sejam definidos alguns modelos de gestão destas tecnologias. Eles também pedem a criação de órgãos reguladores, e a responsabilização por danos causados pela IA.
Elon Musk que foi um dos cofundadores e investidor da OpenAI, empresa criadora da Inteligência Artificial ChatGPT, se defende afirmando que desde 2018 que não possui mais nenhuma participação na empresa ou controle sobre ela, bem antes do lançamento da nova plataforma que está fazendo muito sucesso, mas também dando no que falar.
Em outro trecho da carta, ela afirma que “sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos apenas quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos serão gerenciáveis.
Para ficar por dentro das principais notícias de TI e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede