O impacto das novas tecnologias disruptivas de armazenamento, inovações nas áreas de energia, refrigeração, telecomunicações e sustentabilidade, fez com que o número de modernizações de infraestruturas de Data Centers crescesse nos últimos dois anos.
Assim como diversos setores da economia foram afetados pela pandemia, o setor de TI e infraestrutura de telecomunicações ficou sobrecarregado e precisou ampliar suas capacidades de armazenamento, processamento e capacidade de transferência de dados.
Este aumento de trabalho, está promovendo o aumento do número de empresas que viram a necessidade de ampliarem a capacidade de seus data centers, que além da gestão do banco de dados, contam também com o uso de ferramentas de gestão e relacionamento, ERP (sistemas de gestão empresarial), Big Data, Inteligência Artificial, entre outras.
Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Gartner, os investimentos em data center subiram 4,7 % em 2022, em relação ao ano anterior, que já tinham sido maiores do que 2020, registrando em valores, 226 bilhões de dólares de investimentos em todo mundo.
Já a IDC, empresa global de inteligência de mercado voltada para serviços de consultoria na área de TI e telecom, apontou que 90% das empresas pretendem possuir data center próprio e modernizado ainda em 2023.
Estes números mostram que muitos empresários e gestores de TI, perceberam a importância de possuírem um sistema de informação moderno e compatível com os novos meios de negócios do mercado, o que motivou muitos a realizarem modernizações de infraestruturas, promovendo a transformação digital de suas organizações.
Diante desta realidade, os analistas afirmam a clara importância de possuir um Data Center moderno e capaz de manter uma infraestrutura digital integrada as novas dinâmicas de trabalho, fundamental daqui para frente, à manutenção dos negócios de qualquer organização.
Para ficar por dentro das principais notícias de TI e saber tudo o que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede