A fibra óptica proporcionou um grande salto tecnológico nas telecomunicações nos últimos anos, tanto às operadoras que fornecem, quanto às organizações que recebem o sinal, pela qualidade de conexão que oferecem, como: redução de instabilidades e interferências na rede.
Por isso, a rede FTTx que têm as Redes Ópticas Passivas, o GPON, (Gigabit Passive Optical Network) como principal tecnologia, são reconhecidamente pelos engenheiros de telecomunicações como o futuro da conectividade que já chegou.
Assim, no conteúdo de hoje iremos conhecer alguns dos benefícios que a rede FTTx está promovendo para a infraestrutura de comunicação de diversas empresas. Acompanhe!
O futuro da conectividade
A rede FTTx (Fiber To The X), é uma nomenclatura que se refere ao tipo de arquitetura de banda larga que opera, onde a fibra óptica vai até o ponto do endereço final do consumidor.
Com a introdução da fibra óptica por diversas operadoras no mundo, a velocidade da internet subiu, e atualmente no Brasil, varia entre 300 e 600 Mbps nas cidades mais populosas, e nos interiores entre 600 e 900 Mbps, com algumas cidades já tendo registrado mais de 1 Gbps.
Por este motivo, a rede FTTx se tornou a solução perfeita por causa de sua capacidade de ir até 2,5 Gbps de velocidade de download e 1,5 Gbps de Upload atualmente.
Novos estudos já apontam que a tecnologia GPON alcançará velocidades de 50 Gbps, podendo chegar a 200 Gbps na mesma infraestrutura de uma rede FTTx.
Além disso, esta tecnologia é ideal pela sua simplicidade de instalação e expansão de rede de alta velocidade, uma vez que as rede GPON trabalham com atribuição dinâmica de largura de banda.
Outras vantagens da rede FTTx
Transmissão estável
Ao contrário do que acontece com outras tecnologias, as redes ópticas passivas não estão sujeitas a interferências eletromagnéticas. Na prática, isso significa que interferências de motores, transformadores, linhas de transmissão, por exemplo, não influenciam o sinal, tornando as conexões mais estáveis.
Menor uso de fibras
As redes ponto-multiponto (PON) são otimizadas com a utilização de divisores ópticos passivos (splitters), ou seja, sem equipamentos ativos na rede externa (como switches), o que representa múltiplas vantagens econômicas para os administradores. Assim, os custos de manutenção diminuem, facilitando o controle e o monitoramento.
Maior capacidade e alcance
Atualmente, as redes GPON assimétricas podem oferecer velocidades de até 2,5 Gbps por porta OLT. Em termos de alcance, logicamente e por padrão, falamos de até 20 quilômetros entre OLT e ONT.
Deseja ter mais informações sobre a rede FTTx e como ter uma conexão estável e livre de interferências na sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.
Siga nosso Instagram para ser notificado sempre que publicarmos novos conteúdos.
Equipe de comunicação Inforrede