Tecnologia 5G acelera indústria 4.0 no Brasil

Compartilhe:

A introdução da tecnologia 5G, recém chegada ao Brasil, começa a acelerar a indústria 4.0 pelo país, promovendo a transformação digital e a viabilização dos negócios de muitas empresas.

Com capacidades maiores de transmissão de dados e a alta velocidade da nova conexão, as organizações passam a ter agora real acesso às vantagens da tecnologia 5G, como a introdução à indústria 4.0 em seus negócios.

Desde que o conceito e as capacidades da indústria 4.0 surgiram como opção de transformação e ampliação das capacidades produtivas das organizações, muitas empresas aguardavam ansiosas para usufruírem deste novo potencial.

O termo Indústria 4.0, que inicialmente expressava apenas um conceito de inovação tecnologia para melhoria da produção por meio da robótica, hoje vai muito além disso e utiliza tecnologias como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e a Computação em Nuvem para seu funcionamento e maior desempenho.

Um dos destaques desta nova fase da indústria, está na habilidade de monitorar praticamente todos os processos da linha de produção de forma remota, situação que anteriormente precisavam ser resolvidos manualmente no local, e agora podem ser resolvidos à distância em minutos.

Este processo é possível por causa da integração dos sistemas, onde tudo conversa com tudo, ou seja, todas as fases do processo produtivo são monitoradas pelo sistema e criam alertas para os gestores do setor sobre alguma situação que fuja da programação pré-definida. Ou seja, a união de diferentes produtos, softwares e sistemas de computação que conseguem interagir.

Para as empresas, por exemplo, esta solução facilita na tomada de decisões rápidas, pelo fato de que todo aparelho está integrado ao sistema, e assim, pode ser monitorado a distância e sem a necessidade de verificações presenciais.

Isso só é possível através da conexão de alta velocidade, que permite a transmissão em tempo real das informações sobre o processo produtivo de um setor, ou de uma máquina específica.

Segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que realizou pesquisa com mais de mil empresas, 69% destas organizações já fazem uso de algum tipo de tecnologia para alavancarem seus negócios e desejam investir mais nas capacidades da indústria 4.0.

Para ficar por dentro das principais notícias de TI e saber tudo que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram.

Equipe de Comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO