Diante de algumas situações organizacionais, sejam elas mudanças estratégicas, crescimento do setor ou modernizações tecnológicas, um fator em comum antecede estas ações, a consultoria de TI (Tecnologia da Informação).
A consultoria de TI, além de mostrar que sempre há melhorias que podem ser feitas para ajudar na produtividade de toda empresa, permite que uma empresa esteja sempre atualizada ou ciente do que precisa ser melhorado.
É um serviço que impede que seu negócio não fique parado no tempo, e pior do que isso, não fique com sua eficiência e produtividade comprometidos.
Independente do setor ou área que a empresa opera, a consultoria de TI é um serviço primordial para qualquer organização, pois é a partir dela que é possível identificar e suprimir suas falhas, seja de equipamentos ou na sua mão de obra.
Quem deve realizar a consultoria de TI?
A consultoria de TI precisa ser feita por uma empresa ou um profissional, que não seja da própria empresa, ou seja, um especialista contratado especialmente para isso, pois, como não está inserido na rotina da empresa, consegue enxergar detalhes que um colaborador de dentro muitas vezes não consegue ver.
Além disso, estes profissionais possuem ampla experiência adquiridas neste tipo de trabalho, que lhes permitem ter uma visão mais apurada das capacidades e desempenho dos sistemas.
Como saber se minha empresa precisa de consultoria em TI?
Toda consultoria, independente de qual área seja, tem o papel de maximizar o desempenho do setor que deseja ser assessorado, e através deste estudo, traçar objetivos, escolher o melhor caminho, e definir
quais as ferramentas devem ser utilizadas para alcançar o propósito.
Se tratando da área de TI, que envolve computadores, servidores, cabeamento estruturado, rede elétrica entre outros, a consultoria acontece com a inspeção e medição das capacidades de todos os equipamentos, e de uma interação com a equipe de profissionais responsáveis destes setores.
Assim, a primeira fase da consultoria é o diagnóstico, que é onde serão identificadas e listadas todas as deficiências e eficiências encontradas na infraestrutura de TI da empresa, tanto nos sistemas e equipamentos, quanto da forma de trabalho dos seus operadores e colaboradores.
O diagnóstico inclui também alguns detalhes específicos como objetivos futuros da empresa, uma vez que é possível equipá-la para promover desenvolvimentos exclusivos para determinados setores.
Qual o próximo passo após o diagnóstico?
Com as informações do diagnostico em mãos, a segunda parte da consultoria de TI é o desenvolvimento do plano de ação para sanar falhas e problemas, e também soluções para que a empresa permaneça sempre atualizada com o que há de mais moderno.
Todo processo de desenvolvimento do projeto é acompanhado de perto pela empresa cliente, tanto para contribuir com informações, como para aprender sobre as características dos trabalhos desenvolvidos.
A última fase é a execução dos serviços, que acontece após aprovação pela diretoria do plano de ação proposto. A execução pode incluir também, além de instalações, treinamento da equipe local.
A execução dos serviços é acompanhada de suporte e garantia de todos os serviços prestados, que podem ser continuados também através da contratação do serviço de monitoramento e suporte técnico para o setor de TI da sua empresa.
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Equipe Inforrede de Comunicação