A transformação digital do setor público brasileiro ainda está atrasada, segundo os dados apresentados pelo GovTech Maturity Index (GMDI) órgão do Banco Mundial responsável por avaliar dentre outras coisas, o serviço público de 198 países.
Embora o Brasil tenha ficado à frente dos demais países da América Latina, o estudo mostrou que a transformação digital do setor público brasileiro ainda enfrenta grandes dificuldades para alcançar uma transformação digital que condiz com a nova realidade digital mundial, como a implementada pelo setor privado.
Segundo especialistas da área, as organizações públicas vêm sofrendo grande pressão de seus usuários, para fornecerem soluções mais práticas pelas vias digitais, tais como as empresas privadas oferecem aos seus usuários, com o objetivo de eliminar a burocracia e a lentidão, além de agilizar o atendimento.
De acordo com a diretora da ServiceNow Juliana Zuccas, os órgãos e empresas públicas do país possuem investimento insuficiente de recursos e capital humano em tecnologia no setor público, quando comparado aos demais países com mesma demanda e infraestrutura governamental.
Isso porque situações básicas como transmissão de dados e comunicação ainda são problemas recorrentes em alguns órgãos do governo, que carecem de atualizações e modernizações de seus sistemas e infraestruturas de transmissão, que acabam tendo prioridade sobre a busca de soluções inovadoras para o atendimento ao público.
Apesar do investimento que os Estados e Municípios tem feito para se ajustarem as demandas dos usuários, que trouxe algumas evoluções tecnológicas nos últimos cinco anos, a diferença entre a transformação digital do setor público e privados ainda são muito grandes, afirmam.
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Equipe de comunicação Inforrede