Segurança da informação: dicas para proteção do seu sistema

Compartilhe:

Ao acompanharmos as notícias de TI, sendo as mais relevantes divulgadas em nosso blog, observamos como as empresas e organizações de todo o mundo estão sofrendo com a falta de segurança da informação, que tem levado a suscetíveis ataques cibernéticos e um exponencial crescimento nos últimos anos.

Um recente relatório divulgado pela Verizon e pela Apura Cyber Intelligence, mostrou que somente no ano de 2021 no Brasil, foram mais de 5.212 casos de crimes cibernéticos, sendo o envio de Ransonware, um malware que infecta o sistema e encripta os arquivos da organização, o principal tipo de ataque utilizado pelos hackers.

Este mal tem atingido diversas organizações, principalmente, as pequenas e médias empresas que muitas vezes não se veem como alvo deste tipo de crime, e acabam sendo facilmente alvejadas.

Assim, no conteúdo de hoje iremos dar algumas dicas básicas que irão auxiliar na segurança da informação de sua empresa. Acompanhe!

Escolha um antivírus apropriado ao seu sistema

Existem dezenas de tipos de antivírus disponíveis no mercado para proteção dos sistemas de computadores. Contudo, é totalmente inapropriado uma organização, mesmo as pequenas empresas, escolherem as versões mais básicas para se protegerem do ataque de ransonwares e outros malwares mais agressivos com as versões mais simples de antivírus.

Se tratando de uma empresa, é preciso escolher um antivírus corporativo apropriado e forte o suficiente para identificar, neutralizar e impedir o ataque do ransonware, evitando a infecção dos seus arquivos.

Mantenha sempre ativa as proteções de segurança do sistema

Além do antivírus que pode ser instalado nos computadores e sistemas, existem também as ferramentas de segurança do próprio sistema, que são o Firewall, o IDS (Intrusion Detection Sistem ou Sistema de Detecção de Intrusão) e o IPS (Intrusion Prevention Sistem ou Sistema de Prevenção de Intrusão).

Estas são ferramentas que já fazem parte do sistema, e que criam a primeira camada de proteção e segurança contra os malwares dos sistemas operacionais do computador. Ela não elimina a necessidade da instalação de um antivírus, mas trabalha de forma paralela ou complementar à segurança da informação.

Utilize somente softwares originais

Os ransonwares costumam aproveitar-se de algumas brechas de segurança nos programas e sistemas de informação, principalmente quando estes são softwares piratas, que não possuem atualizações, além de serem de origem duvidosa.

Por isso, nossa dica é jamais utilizar softwares piratas, não apenas porque são inseguros, mas também porque é um crime previsto na lei nº 9.609, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computadores.

Além disso, possui um software original que permite as empresas ou usuários contarem com as frequentes atualizações e aprimoramentos oferecidos pela fabricante para continuar garantindo maior segurança do seu sistema.

Tenha uma conexão segura de internet

A porta de entrada dos ransonwares para os sistemas de uma empresa, na sua grande maioria acontece pela internet, seja por um link, e-mail, site ou recebimento de arquivos infectados.

O VPN é uma solução para a segurança da rede privada de uma organização, que permite o acesso dos colaboradores tanto aos sistemas internos da empresa, quanto a conexão com sites e sistemas de terceiros.

Senhas fortes contribuem para a segurança da informação do seu sistema

As senhas são chaves digitais que nos dão acesso a diversos sistemas, programas e aplicativos hoje em dia. Se tratando do sistema de informação de uma organização, não podemos utilizar senhas comuns.

Um estudo realizado em 2020 pela empresa de segurança Nordpass, concluiu que as pessoas utilizam senhas tão fracas e simples, que os softwares dos hackers conseguem quebrá-las com menos de um segundo após darem o comando.

Isso acontece porque o software dos criminosos é alimentado com informações de suas vítimas, e através da compilação destes dados, conseguem identificar rapidamente a senha do usuário.

O ideal para a construção de senhas é utilizar padrões que não façam sentido e sejam o mais extenso possível, combinando números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres. Em resumo, a complexidade da senha contribui muito na sua dificuldade de quebra.

Tenha uma rotina de Backup do seu sistema

A rotina de Backup do sistema é, sem dúvida, um recurso simples utilizado pelos profissionais de TI há muitos anos, mas ainda muito eficiente para manter seguro os dados de uma empresa.

A sua realização garante que, mesmo que os sistema da empresa seja invadido, seus dados roubados ou corrompidos, através do backup uma cópia de segurança destes dados é preservada.

Treine seus colaboradores

A falta de treinamento e da conscientização dos colaboradores que possuem acesso ao sistema, é uma falha grave cometida pela gerência da empresa, para a implementação de uma segurança digital eficiente.

O treinamento dos colaboradores das práticas de segurança estabelecidos para a segurança digital da empresa, são fundamentais para estabelecer um maior nível de segurança do sistema.

Deseja ter mais informações sobre segurança de sistemas para sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Será um prazer poder te atender.

Siga também nosso Instagram e fique por dentro de tudo que acontece na Inforrede.

Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede

Você pode gostar

Open chat
SOLICITAR ORÇAMENTO
SOLICITAR ORÇAMENTO