O suporte de TI terceirizado, também conhecido como Outsourcing de TI, é um serviço que a grande maioria das empresas de médio e grande porte já estão acostumadas a contratar, pelos diversos benefícios que este tipo de serviço oferece.
Contudo, micro e pequenas empresas em sua maioria, ainda não possuem a cultura de optar por este tipo de contratação, muitas vezes, por não conhecerem o custo/benefício que este tipo de contratação proporciona para o seu negócio.
Por isso, no conteúdo de hoje iremos mostrar porque este serviço é viável não apenas as médias e grandes empresa, mas também para as micros e pequenas, e quais as vantagens que ele oferece. Acompanhe!
Serviços sobre demanda
Este ponto é considerado um dos principais fatores que deixam muitos empresários com dúvidas sobre o serviço de suporte de TI por uma empresa especializada, pelo fato de acharem que não existe demanda suficiente em sua empresa para esta prestação de serviço.
Porém, a realidade é exatamente oposta, um dos principais papéis de uma empresa de suporte de TI é reduzir ao máximo as chances de seu negócio ficar “fora do ar”, por causa da queda do sistema ou pane em sua infraestrutura.
O suporte de TI é realizado de acordo com a demanda técnica que uma organização possui, ou seja, caso ela tenha uma pequena infraestrutura, os serviços dedicados serão correspondentes as reais necessidades que ela possui, de forma que ela não irá pagar por serviços que não precisa, o que torna este serviço viável para qualquer empresa.
Negócios em primeiro lugar
Como sabemos, de forma resumida, o tempo de muitos empresários é dividido em solucionar problemas e desenvolver estratégias de negócios para sua empresa continuar crescendo.
Por isso, a terceirização do serviço de suporte de TI permitirá a este empresário ou gestor da empresa, não ter que tirar sua atenção dos negócios com a busca de solução de problemas ocorridos na infraestrutura de TI da empresa.
Este ponto tem feito muita diferença no dia a dia dos administradores, uma vez que a terceirização lhes possibilita a concentração naquilo que realmente precisam empregar esforços, que é alcançar os objetivos da sua organização.
Monitoramento do sistema
A parada repentina do sistema de toda empresa, conhecida também por “queda do sistema”, pode provocar grandes prejuízos, além dos aborrecimentos comuns pela interrupção da produção e dos trabalhos dos colaboradores.
Através do monitoramento, é possível prevenir este tipo de problema, pois todo sistema dá sinais de mau funcionamento antes de cair. Assim, uma empresa que possui seu sistema monitorado constantemente, diminui bastante a chance de passar por este tipo de problema.
Equipamentos sempre atualizados
Por meio do suporte de TI, os técnicos conseguem identificar quando determinados equipamentos ou hardwares estão chegando ao final de suas vidas úteis e precisam serem substituídos.
Este é outro ponto a favor do serviço de suporte de TI, por permitir que o sistema mantenha seus hardwares e softwares sempre renovados, oferecendo maior rendimento e eficiência para seus usuários.
Maior tempo de vida útil dos equipamentos
Como sabemos, qualquer tipo de equipamento precisa de manutenção. E com os equipamentos utilizados em uma infraestrutura de TI, não são diferentes, interferindo diretamente em seu tempo de vida útil.
É possível que estes períodos de duração sejam aumentados, principalmente, se as recomendações indicadas pelos seus fabricantes, forem cumpridas pontualmente.
Contudo, para que isso aconteça, é preciso haver um acompanhamento constante de uma equipe técnica, que siga todas as indicações recomendadas, seja para atualizações de softwares, verificações de segurança e até limpeza física dos equipamentos.
Maior produtividade
A produtividade de qualquer empresa, independentemente de seu setor de atuação, é o que a faz ser competitiva no mercado, e está ligado não apenas ao setor de produção da empresa, mas também aos setores administrativos.
E se tratando de infraestrutura de TI, quando um sistema apresenta lentidão ou qualquer outro tipo de problema, os colaboradores são os primeiros a serem prejudicados quanto a produtividade de seus trabalhos.
Assim, quando um sistema funciona com precisão e sem lentidão, a produtividade dos colaboradores também é maximizada.
Segurança dos dados de sua empresa
Os dados se tornaram um ativo valioso para as empresas, por isso, muitas organizações, independentemente do tamanho e local do mundo, têm sofrido com ataques hackers em busca de dados.
Imagine sua empresa, de uma hora para a outra, perder todo seu banco de dados, que pode incluir cadastro de clientes, histórico de vendas, produtos em estoque, dentre outros.
Portanto, a segurança dos dados de todas as empresas, podem estar comprometidas, principalmente, se não possuírem um monitoramento especializado que trabalhe preventivamente contra estes ataques.
Custo/benefício
Por fim, entramos na questão que costuma ser o ponto determinante para alguns empresários na hora de definirem pela contratação ou não de uma empresa de suporte de TI, o custo/benefício.
O que muitos empresários talvez não saibam, é que, submeter-se a não realizar as manutenções preventivas dos serviços de suporte de TI, mas, por resolverem os problemas que surgirem posteriormente, a chamada manutenção corretiva, são comprovadamente mais caros que o custo com a manutenção preventiva.
Portanto, este modelo de serviço possui um excelente custo/benefício, também, para as micro e pequenas empresas.
Deseja ter mais informações sobre como obter o serviço de suporte de TI para sua empresa? entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer poder falar com você!
Equipe de comunicação Inforrede