A tecnologia 5G finalmente chegou ao Brasil, sendo a capital do país a primeira a receber a tão esperada revolução na transmissão de dados, elevando a velocidade das conexões de internet para altíssimos níveis.
Mas, o que realmente irá mudar para os usuários e empresas? Ou que inovações a quinta geração da internet traz de vantagens? É o que veremos a seguir. Acompanhe!
O que é a tecnologia 5G?
5G significa quinta geração da tecnologia de transmissão de dados da telefonia móvel e da internet, que começou com a 1G nos anos 90, onde tinha uma velocidade média de 2 Kbps.
Com a popularização da internet a partir dos anos 2000 e logo depois com a chegada dos smartphones, as tecnologias foram se aperfeiçoando, possuindo maiores e melhores interfaces para acesso a internet, exigindo também maiores velocidades de conexão, que nos levaram então para as conexões 2G, 3G e a atual 4G.
Capacidades do 5G
O salto tecnológico do 4G para o 5G é imenso, colocando em números, a velocidade do tráfego de dados sobe de 19,67 Mbps, segundo o relatório da Open Signal, que já era o dobro da velocidade em relação ao 3G, e vai para 10 Gbps, ou seja, cem vezes mais rápida.
Esta alta velocidade de conexão é ansiosamente aguardada por diversos setores de tecnologia e de sistemas, que irão permitir a utilização de novos serviços e inovações que dependem de maior velocidade e estabilidade de conexão, como é o caso dos carros autônomos, telemedicina, internet das coisas, e por aí vai.
Para as organizações, os principais benefícios são a maior velocidade de conexão, que melhoram a produtividade por meio da rapidez na transferência de arquivos, melhoria da comunicação em tempo real, linha de produção automatizada, o que permitirá o avanço da indústria 4.0, além de maior quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem perda ou diminuição da velocidade.
Já para a grande maioria das pessoas, o grande diferencial será no uso da telefonia móvel, onde o usuário que tiver um smartphone que possua a tecnologia de conexão 5G, se beneficiará da grande velocidade para diversas aplicações, como, envio ou recebimento de arquivos, visualização de vídeos, vídeos chamadas, ligações, dentre outros.
Em casa, a alta velocidade da tecnologia 5G será perceptível no uso dos computadores ao acessar a internet, assistir vídeos ou filmes em plataformas de streams, e a conexão de outros dispositivos com a rede wi-fi.
Próximas cidades com disponibilidade
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois de Brasília, as cidades que já estão a ponto de terem o sinal do 5G ativado são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.
Para saber mais sobre outros assuntos ligados a tecnologia da informação, siga também nosso perfil no Instagram e fique sempre por dentro!
Equipe de comunicação Inforrede