A transformação digital é um caminho sem volta, um processo evolutivo das organizações que em termos de mudança, assemelha-se a revolução industrial do fim do século 19, que mudou para sempre o processo de fabricação das empresas, que saiu do artesanal para a produção em larga escala por meio das máquinas.
Da mesma forma hoje, as tecnologias digitais estão conduzindo o mundo dos negócios para uma nova era de informação e desenvolvimento através da tecnologia, com mudanças que começam primeiro na mentalidade de seus administradores e colaboradores.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a transformação digital não são novos tipos de serviços on-line, sites, páginas de e-comerce na internet, ou uma nova plataforma, mas um processo que altera as estruturas de uma empresa através da tecnologia digital, que está otimizando os resultados e aumentando o alcance de seus produtos ou serviços.
Um exemplo disso, é poder medir o nível de interação e satisfação que um usuário tem ao comprar um produto ou utilizar um serviço digital, seja em um site ou aplicativo, e assim, poder verificar se a experiência deste cliente foi positiva ou negativa em relação a sua utilização, sem a necessidade dele ter que responder uma pesquisa.
Cultura digital, a base para a transformação digital
A base fundamental para promover a transformação digital de um negócio, começa pela absorção ou a compreensão de uma cultura digital por todos os colaboradores de uma empresa, ou seja, a adoção de uma nova mentalidade voltada para a inovação digital.
Isso significa que a mudança começa de dentro para fora, no modus operandi da organização, que consegue saber, ver e entender as reais necessidades de seus clientes, mas agora, por uma perspectiva diferente, não mais baseadas em achismos, mas obtendo soluções mais assertivas e interessantes, que utilizam para isso as tecnologias do Machine Learning e da Inteligência Artificial neste desenvolvimento.
Neste contexto, a cultura digital, ou a utilização de meios tecnológicos para chegar a informações mais precisas quanto as reais necessidades dos clientes, vão fazer toda a diferença neste processo.
Gestão baseada em dados e Big data
A implementação destas mudanças que culminarão na transformação digital, não acontece da noite para o dia, mas, assim como todos os outros projetos de uma empresa, precisam ser planejados e devem começar por algum lugar.
Sendo assim, acreditamos que o primeiro passo para seguir em direção a verdadeira transformação digital de uma empresa, pode começar já pela implantação da gestão baseada em dados e o big data, que é a capacidade de processamento de grandes quantidades de dados.
A gestão baseada em dados é um modelo de gestão que confronta alguns conceitos, principalmente, que o administrador ou o CEO é a pessoa que tem a solução para todos os problemas da empresa. Em outras palavras, voltar-se para a cultura digital.
Obviamente, para que isso aconteça, a empresa precisa possuir uma fonte para buscar estes dados, ou seja, ter um banco de dados em servidores locais ou em nuvem, para que ela possa garimpar, extrair e transformar estes dados em informação e conhecimento.
Este processo é chamado de análise de dados, realizado por um cientista de dados, que conseguem encontrar informações valiosas que podem, por exemplo, permitir que a equipe de marketing desenvolva ações específicas sobre uma determinada demanda, ou um CEO tome uma decisão com maior probabilidade de acerto.
A gestão baseada em dados não é algo novo, mas é uma estratégia que se aperfeiçoou muito nos últimos anos com o avanço da tecnologia e a utilização de novas linguagens de programação, que são capazes de processar dados e identificar padrões e comportamento dos clientes.
Investimento em uma Infraestrutura moderna
Possuir uma infraestrutura de TI moderna, jamais pode ser considerado um gasto, mas sim um investimento que promove retornos em curto, médio e longo prazo para a empresa, que retornarão através da produtividade, informação, automação de processos, redução de custos, dentre outros.
Isso significa que possuir uma infraestrutura moderna, só tem a acrescentar em ganhos para qualquer empresa. E quando falamos em transformação digital, principalmente na gestão baseada em dados, este quesito é indispensável para poder cumprir sua função de armazenamento e processamento dos dados da empresa.
Além disso, os resultados observados com a modernização da infraestrutura de TI são excelentes pelo desempenho e qualidade operacional dos sistemas e instalações operativas do setor.
Além do que, a empresa passa a poder contar com as novidades tecnológicas disponíveis no mercado, podendo operar com equipamentos e softwares modernos e eficientes.
Este diferencial tecnológico, permite que sua empresa se mantenha sempre atualizada e segura, diminuindo as chances, por exemplo, de paralisações das atividades por causa de alguma pane no sistema, ou um ataque virtual.
Deseja ter mais informações sobre tecnologias, infraestrutura e armazenamento dos dados para o seu negócio? Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento ao cliente. Será um prazer poder te atender!
Siga também nosso Instagram e fique sempre por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia da informação.
Equipe de comunicação Inforrede