A Modernização dos servidores ou a sua substituição, continua sendo um dos serviços de infraestrutura de TI mais ignorados por muitas empresas de pequeno porte e em micros empresas, de acordo com especialistas, que acabam postergando ao máximo a realização deste tipo de serviço.
Segundo afirmam, mais de 80% das panes dos servidores são ocasionados por falta de manutenção, manutenção inadequada ou por extrapolarem o limite de tempo de vida útil dos equipamentos, que variam entre os 3 e 5 anos.
Esta situação, tem levado mais uma vez a que especialistas da área, chamem a atenção para o alto número de panes por um motivo que pode ser resolvido de forma preventiva e muito simples.
Os peritos explicam que como estes equipamentos funcionam 24 horas por dia sem interrupções, acabam sofrendo muitos desgastes ao longo do seu período de funcionamento, e por isso não possuem uma duração tão longa.
Muitos equipamentos ainda sofrem excessivamente com locais mal refrigerados, acúmulo de poeiras e até grande circulação de pessoas no local, o que pode reduzir seu tempo de vida útil em mais de 50% do que normalmente durariam.
O alerta dos profissionais de TI, fica para que os empresários não sejam surpreendidos com problemas ainda maiores, que podem ser antecipados com um acompanhamento especializado e contínuo por profissional interno, ou por uma empresa terceirizada especializada, serviço também conhecido como Outsourcing.
A experiência destes profissionais mostra que, normalmente, a conta a ser paga depois para a restauração dos equipamentos, é muito maior do que a modernização dos servidores, e o investimento em manutenções preventivas, afirmam.
Deseja saber mais sobre tecnologia e infraestrutura de TI para o seu negócio? Acesse nossas redes sociais e fique sempre por dentro.
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede