A Starlink, empresa do empresário multibilionário Elon Musk, que fornece internet banda larga via satélite, está despertando interesse dos empresários brasileiros, principalmente aqueles que possuem extensões de seus negócios em regiões remotas do país.
Com a recente visita de Elon ao Brasil, estampando capa de vários jornais, sites e noticiários, o número de buscas no Google com o objetivo de conhecerem mais a seu respeito, ficou entre os primeiros na lista de pesquisa nos dias que esteve por aqui.
O alvoroço todo se deu por conta de que Elon é considerado hoje uma referência como empreendedor e empresário, tendo alcançado sucesso em todas as áreas que passou e investiu, o que o levou a ser dono hoje de uma fortuna de mais de 218 bilhões de dólares.
Um dos principais assuntos discutidos entre o empresário e as autoridades brasileiras, inclusive, o Presidente Jair Bolsonaro, foi a ampliação do sistema da Starlink para os estados do norte do Brasil, para levar internet para as escolas e os órgãos do governo destas localidades.
Atualmente Musk é CEO das empresas Spacex, que realiza lançamento de foguetes para o espaço. A Tesla, considerada hoje a melhor marca de carros elétricos de luxo do mundo, e a Starlink, uma divisão dentro da Spacex que se dedicou a desenvolver o serviço de fornecimento de internet banda larga via satélite.
Licenciada para operar no Brasil desde o dia 28 de janeiro de 2021 pela Anatel, como empresa de telecomunicações, a Starlink já cobre oficialmente os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas regiões mais ao sul de Minas Gerais.
Criada em 2015, a Starlink já possui mais de 1400 satélites operando na órbita da terrestre, fornecendo sinal de banda larga que podem ser contratados entre 100 e 500 Mbps, que são captados por meio de antenas fornecidas pela empresa para recepção.
No Brasil, o investimento para obter a tecnologia fica em R$ 3.000,00 referente ao kit dos equipamentos, e a mensalidade no valor de R$ 530 ao mês.
Segundo Elon, o objetivo da Starlink não é concorrer com as operadoras de banda larga tradicionais que fornecem internet cabeada, mas dar aos moradores e empresários mais distantes dos grandes centros, a oportunidade também de terem acesso à internet de alta velocidade.
O interesse pela internet da Starlink vem principalmente pelos empresários que possuem instalações mais distantes, como é o caso dos agricultores, pecuaristas e empresas de extração, que normalmente, utilizam a internet via rádio com velocidades bem limitadas, que variam entre 1 e 15 Mbps.
Para saber mais sobre assuntos de tecnologia da informação e tudo que acontece na Inforrede, siga nosso Instagram e fique sempre por dentro!
Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede