O uso de Nobreak e sistemas de estabilização inteligentes, são comprovadamente soluções para que a operação nos data centers, cérebro da empresa, se mantenham preservada e livre de imprevistos.
Uma pesquisa realizada pela Gartner, mostrou que o prejuízo médio por minuto causado pela queda do sistema, os chamados “downtime”, que em português quer dizer: tempo de inatividade, alcançam valores na média de US$5.600 ou R$ 28.000 por hora, em empresas de médio a grande porte.
Por isso, no artigo de hoje iremos mostrar como a utilização do sistema de Nobreaks é tão importante para o data center da sua empresa não parar.
Perdas e despesas
Poderíamos fazer uma longa lista dos problemas ocasionados por um downtime do sistema de uma empresa, que costumam repercutir além das dependências internas de uma organização.
Em síntese, os valores mencionados acima são a soma dos prejuízos que incluem perdas em vendas, diminuição da produtividade, gastos para recuperar o sistema, além dos gastos intangíveis, que são em alguns casos, complexos de mensurar, como atrasos no cumprimento de obrigações ou contratos firmados.
A função do Nobreak
O nobreak ou UPS é o equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alimenta os componentes eletrônicos que estão conectados nele, e para que nos casos de falta de energia (blackout) os equipamentos continuem funcionando, e dependendo do modelo, acionem uma bateria ou um gerador de energia movido a diesel ou gasolina.
Os sistemas de estabilização de energia inteligentes também possuem filtro de linha e conversores que protegem contra os picos de tensão, dando aos equipamentos ligados á ele, segurança contra qualquer aumento súbito na tensão da energia elétrica, evitando assim a queima destes equipamentos.
Eficiência energética
A eficiência energética do data center, depende de fatores de infraestrutura, dentre eles, uma boa especificação de nobreaks para atender as demandas conforme o tempo de atividade e do desempenho do sistema.
E o nobreak é responsável por gerenciar tanto a falta, como o excesso de energia de um data center, evitando desligamentos, curto-circuito e sobrecargas como os picos de energia, garantindo a contínua atividade dos sistemas da empresa.
São estas proteções que evitam a queima dos equipamentos, dando a eles uma vida útil muito maior, o que contribui também para o custo/benefício desta solução.
Segurança
Como o nobreak pode fornecer energia ininterrupta para os equipamentos ao qual está conectado, seus dispositivos de segurança também continuaram funcionando, caso ocorra um blackout, como: câmeras, sistemas de filmagem, fechaduras eletrônicas, dentre outros.
Portanto, para que o sistema de segurança continue funcionando mesmo com a falta de energia, é preciso estar ligado ao nobreak.
Modelos de Nobreaks
Os nobreaks estão cada vez mais modernos e eficientes, e hoje existem modelos diferentes que podem ser utilizados para diferentes projetos elétricos, conforme sua especificidade.
Nobreak off-line
Também conhecido como short-break ou nobreak standby, sua alimentação provém da rede elétrica da concessionária para garantir o carregamento de suas baterias, que são acionadas automaticamente no caso da falta de energia.
Suas limitações o fazem indicado apenas para uso em residências, estabelecimentos comerciais e escritórios com poucos equipamentos, não sendo indicado para Data Centers.
Nobreak linha interativa
Esse modelo opera de modo muito similar ao nobreak off-line, que também é alimentado pela rede elétrica da concessionária. Contudo, ele possui um estabilizador interno que ajusta a tensão na saída para que não prejudique os equipamentos nele conectados.
Este regulador tem como objetivo corrigir pequenas imperfeições que vem na forma de onda na entrada da energia, mas também, não é a solução adequada para Data Centers e seus equipamentos de missão crítica.
Nobreak online dupla conversão
Esse tipo de nobreak possui um inversor de corrente que funciona sem parar, convertendo a energia para alimentar o banco de baterias, assim, caso haja interrupção da distribuição, não haverá tempo de transição de energia.
Isso é possível graças a um processo de dupla conversão que dá a ele esta capacidade, o qualificando para ser utilizado em data centers.
Além de eliminar o tempo de transferência de energia, sua tecnologia permite a filtragem e a correção na forma de onda de entrada, garantindo uma energia mais adequada aos equipamentos do Data Center.
Nobreak online delta conversão
Esse tipo de nobreak é o mais novo, mas também, muito similar à do nobreak online de dupla conversão. Na prática, ocorrendo a interrupção de energia, ele funciona do mesmo jeito, a diferença é que o UPS delta conversão, reduz as perdas naturais do processo, que são uma desvantagem do nobreak de dupla conversão on-line.
Isso acontece porque os nobreaks de dupla conversão apresentam uma eficiência energética um pouco mais baixa que os demais UPS, onde na conversão de AC para DC, e depois de DC para AC, ocorrem perdas naturais.
A vantagem dessa tecnologia é que ela reduz o aquecimento e o desgaste do sistema. Também controla a corrente de entrada para regular a carga do banco de baterias, tornando-se uma eficiente opção de nobreak para Data Centers.
Deseja ter mais inormações sobre como deixar seu Data Center protegido contra oscilações elétricas? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas. Será um prazer falar com você.
Equipe de comunicação Inforrede