O número de chamadas para atendimento técnico de TI, teve aumento de 142% no ano de 2021, revelou pesquisa, em relação ao ano anterior.
Os dados foram fornecidos pela FindUP, em pesquisa realizada sobre 252 empresas brasileiras no ano de 2021, com base nas chamadas abertas pelas empresas dos setores bancário, varejista, tecnologia, saúde, alimentos, aviação, automotivo e de serviços.
A quantidade de chamadas que já havia crescido em 2020 com a chegada da pandemia, alcançou níveis ainda maiores no ano passado, devido ao crescimento do número companhias que priorizaram o trabalho híbrido de seus trabalhadores.
A pesquisa mostrou também que 90% das chamadas para atendimento técnico de TI, foram para manutenção em equipamentos como computadores, notebooks e cabeamento estruturado.
O estudo mostrou ainda que a quantidade de serviços de reparos realizados em computadores, tanto desktop, quanto notebook, praticamente quadriplicou neste período em comparação com ao do ano anterior.
Segundo o CEO da FindUP Fábio Freire, a hipótese de tal crescimento é devido a volta das atividades presenciais, que exigiram a instalação de mais equipamentos para suprir as novas necessidades das organizações, e que por isso também, exigiram mais manutenção.
A pesquisa revelou ainda os setores que mais receberam atendimentos técnicos de TI, onde o setor bancário liderou com folga alcançando 54,21%, o varejista com 17,87% dos chamados, a tecnologia com 17,56% e a saúde com 5,75%.
Um recorte da pesquisa mostrou ainda que o mês de novembro, mês onde ocorreu o Black Friday, alcançou o pico no número de chamadas, onde foram totalizados 3.475 atendimentos, contra 1.750 do ano de 2020.
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Por Alexandre Alves
Equipe de comunicação Inforrede