A terceirização do suporte de TI está em pauta novamente, principalmente pela atual onda de migração para a nuvem, opção que surgiu nos últimos anos às organizações, e que vem sendo divulgado por muitas empresas que oferecem este serviço, como a “solução de todos os problemas” do setor de TI, algo que sabemos não ser verdade.
Como sempre dizemos aqui em nosso blog, para cada empresa e caso, existe uma solução específica, que é identificada após uma análise técnica das necessidades da organização, por isso não há como generalizar e definir uma solução de TI sem antes conhecer todas as demandas que ela possui.
A terceirização do setor de TI, gera algumas contradições entre empresários, que costumam considerar em primeiro lugar os custos, embora neste quesito também quando colocamos na ponta do lápis, a terceirização acaba sendo a melhor opção.
Assim, neste conteúdo iremos mostrar alguns dos benefícios da terceirização do suporte de TI para as empresas, confira!
Foco nos negócios
Não poderíamos começar este conteúdo por outro ponto, se não falar sobre como a terceirização do serviço de suporte de TI vai permitir à empresa, manter o foco total em seus negócios.
Este ponto é sem dúvida um dos que mais tem feito a diferença na hora de definir pelo serviço de terceirização, uma vez que ele possibilita a organização, concentrar-se naquilo que realmente precisam empregar esforços, para alcançar seus objetivos.
Gestão facilitada
Este ponto é praticamente uma continuação do tópico anterior, pelo fato da facilidade administrativa que a terceirização do suporte de TI vai promover na vida do gestor da organização, uma vez que isso vai tirar de suas mãos várias ocupações que estarão sobre a responsabilidade da empresa prestadora deste serviço.
Além disso, exigir do gestor de uma empresa conhecimento técnico para tomada de decisão da área de Ti, é incoerente com a sua função, que além de gerar um estresse desnecessário, pode fazer com que aumente a possibilidade de erros no setor de Ti.
Redução de danos e problemas
Este ponto é a razão para o serviço de suporte de TI terceirizado existir, principalmente para aquelas empresas que não possui uma equipe local cuidando do setor.
Mesmo nos casos das empresas que possuem equipes próprias de suporte de TI, o suporte terceirizado consegue ter vantagem, pois em determinadas ocorrências de panes, uma empresa especializada costuma ser chamada.
Nestes casos, quando uma equipe terceirizada assume o suporte do setor de TI, ela abrange todas as situações que venham a ocorrer, e para minimizar as ocorrências, monitora constantemente o sistema da empresa cliente, e desta forma, consegue antever possíveis situações de problemas e eliminá-los.
Equipe especializada e experiente
Uma das grandes vantagens em contratar uma empresa para gerir e prestar suporte de Ti, está na capacidade, experiência e especialização da equipe técnica que estas empresa possuem em seu quadro.
De outra forma, a empresa corre o risco de ter que contratar especialistas distintos toda vez que tiver um problema diferente na infraestrutura ou na tecnologia utilizada, tendo assim um custo muito alto para a reparação.
No caso da terceirização do suporte de Ti, além do conhecimento prévio do sistema da empresa cliente pela equipe da empresa contratada, a empresa cliente não terá que correr atrás de um especialista para solucionar um determinado problema.
Equipe sempre atualizada
Além da larga experiência que as equipes das empresas que prestam suporte de TI possuem, existe ainda o fator que eles estão em constantes treinamentos oferecidos pelos fabricantes e fornecedores dos equipamentos, para os técnicos.
Estes profissionais são periodicamente submetidos a programas de capacitação para que tenham habilidade de manter sempre atualizadas as tecnologias utilizadas nos sistemas.
Este fator permite que as empresas clientes estejam envolto em um ambiente sempre atualizado e consequentemente, seguro.
Menores custos
Manter um setor de suporte de TI interno, possui um custo considerável, mas que é indispensável para a gestão estratégica das informações da empresa.
Quando realizamos uma comparação do tipo custo/benefício entre manter uma equipe local e contratar uma empresa especializada para dar suporte de TI, percebemos que existe também uma vantagem financeira com a terceirização.
Chegamos a este resultado com uma simples soma dos investimentos necessários para manter uma equipe local, como: salários, encargos trabalhistas, treinamentos e atualizações dos profissionais, em contra partida com a contratação de uma empresa especializada, e que oferece todas as vantagens citadas nos tópicos acima, por um custo menor.
Obviamente, existem os casos onde é preciso ter as duas, equipe local e empresa terceirizada, mas como dissemos no início, isso é definido conforme a necessidade da empresa, para atender demandas específicas do setor de TI.
Se deseja ter mais informações sobre Suporte de TI para sua empresa, entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento ao cliente, e converse com nossos especialistas no assunto. Será um prazer poder te atender.
Equipe de comunicação Inforrede