O que esperar do setor de TI daqui para frente

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Diante das mudanças do cenário mercadológico digital, resultado da necessidade de vencer a crise sanitária que se instalou no mundo nos últimos dois anos, o setor de TI passou a ter uma responsabilidade ainda maior no contexto estratégico das empresas.

Isso porque a pandemia conseguiu transformar a maneira como a sociedade interage, trabalha, compra e se diverte hoje em dia, em um curto espaço de tempo.

Não foi apenas o fato de os colaboradores passarem a ter acesso ao sistema da empresa de seus computadores de casa, mas pela adequação da infraestrutura e sistemas, as novas demandas de rotinas e atividades exigidas, para que a empresa não paralisasse desde que este cenário começou.

Em meio a todo este reboliço, o setor de TI se tornou ainda mais estratégico para as empresas, tanto pela necessidade de manter seus negócios ativos na rede, quanto pela capacidade de conduzir de forma eficiente o fluxo de informações.

Setor de TI, a base para a Transformação digital

 

A transformação digital é um caminho sem volta que começou há alguns anos, mas que foi acelerada pela pandemia, e indiscutivelmente, necessita ser acompanhada em tempo real pela estruturação do setor de TI.

Isso permitirá que a empresa esteja preparada para operar de forma mais rápida, seja na comunicação interna e externa, integração dos setores, processamento de dados, acesso as informações, automação da produção, entre outras.

Sem uma infraestrutura de TI otimizada, é impossível seguir o caminho da transformação digital de uma empresa, principalmente, se tratando de um setor que requer acompanhamento constante de técnicos e especialistas, nos fluxos das informações.

Armazenamento e processamento de dados

 

Com o avanço da tecnologia de armazenamento e da alta velocidade da internet, surgiram também serviços como o Cloud Computing (Computação em Nuvem), realizando a mesma função de um servidor local.

Esta solução de armazenamento “terceirizada”, vem sendo a escolha por algumas empresas, mas é preciso estar atento para não ser levado pelo modismo do momento.

Portanto, a equipe de TI precisa ter bem definido a estratégia que será usada, seja utilizando um servidor próprio, ou utilizando um serviço em nuvem, identificando quais são as reais demandas da empresa, para então definir a melhor solução.

Segurança das informações

 

A importância da atualização tecnológica fica ainda mais evidente, quando falamos de segurança. Isso porque, quanto mais novos os equipamentos, mais seguros são devidas as novas atualizações, que muitas vezes já não estão presentes nas versões anteriores.

Na prática, quando uma empresa mantém sua infraestrutura de TI desatualizada, ela está mantendo também brechas na segurança do sistema, colocando em risco todas as suas informações.

Um dos grandes desafios para as empresas hoje em dia, está em manter suas informações seguras, diante das constantes notícias sobre invasões hackers aos sistemas das organizações.

Estas situações podem ser minimizadas com o armazenamento correto das informações, backups recorrentes dos arquivos e sistemas, atualizações dos softwares e principalmente, manter uma infraestrutura de TI sempre modernizada.

Estas e outras práticas fazem parte de uma rotina que devem ser sagradas, para dar ao sistema de informação da empresa, maior capacidade para combater invasões e ataque de vírus.

Experiência do usuário

 

Diante de um cenário mercadológico dinâmico e competitivo, novos meios de interação e comunicação, milhares de informações midiáticas e mudanças na economia, tem sido um desafio cada vez maior atingir e interagir com seu público-alvo com eficiência.

A soma destes fatores exige das empresas um reposicionamento estratégico de relacionamento com seus públicos, sejam internos ou externos, baseado na confiança. E para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha transparência em suas ações.

Contudo, a transparência traz também a necessidade de um canal aberto da empresa para ouvir o que os clientes têm a falar, seja uma reclamação, ou um elogio.

De qualquer forma, a transformação digital exige que as empresas estejam sempre conectadas com seu público, principalmente, para conhecer suas reais necessidades.

Outro aspecto muito importante no processo de relacionamento com o público é que ele é a principal fonte de informação de uma empresa. Isso significa que se a empresa alcançar um bom nível de interação, o próprio público direcionará as próprias ações que a empresa deve tomar.

Com mais de 20 anos de experiência, a Inforrede conta com uma equipe altamente qualificada para projetar, implantar e prestar serviços de manutenção de toda parte de TI de sua empresa.

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Equipe de comunicação Inforrede

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