A transformação digital é uma realidade, e está cada vez mais presente na vida das pessoas, independente de idade, gênero, região onde vivem, ou do grau de instrução que possuam.
Embora muito tenha se ouvido falar sobre, a transformação digital ainda é pouco conhecida pelas suas reais mudanças, e como de fato ela tem impactado o mundo, mas principalmente, as empresas. Portanto, no artigo de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre este assunto.
O que é transformação digital?
Temos visto o avanço tecnológico transformando processos manuais, que gastavam horas para sua realização, serem substituídos por sistemas e aplicativos, que levam apenas alguns minutos para executarem os mesmos trabalhos, com ainda mais qualidade.
Pelos meios digitais, através da Tecnologia da Informação (TI), empresas, governo e a sociedade de forma geral, estão gerenciando sua comunicação, trabalhos e serviços, por meio de softwares cada dia mais avançados, e até a Inteligência Artificial (IA).
Este avanço tecnológico tem contribuído para um enorme avanço das organizações na solução de problemas tradicionais, que otimizaram o desempenho produtivo em praticamente todas as áreas sobre sua gestão.
Portanto, se podemos dar uma breve definição para transformação digital, seria: processo de inovação tecnológico/digital para solucionar problemas nas organizações e sociedade.
Objetivo da transformação digital
Há quem diga que a transformação digital é apenas uma ação do setor de TI da empresa para melhorar o fluxo de informação, gestão organizacional e consequentemente, a experiência do cliente com a organização.
Estas afirmações não estão erradas, porém, a transformação digital vai além disso. Este processo tem como objetivo principal, manter as empresas vivas, ou seja, aptas a serem competitivas diante do novo cenário mercadológico apresentado às organizações.
Neste processo, as empresas fazem uso da tecnologia para aumentar seu desempenho, buscando através do processamento das informações, hoje com o auxílio de algoritmos e da Inteligência Artificial, garantir melhores resultados.
Contudo, este esforço não se limita apenas ao setor de TI da empresa. Segundo especialistas sobre o assunto, a transformação digital compreende um conjunto de esforços da organização, que começa das ações estratégicas da área do marketing, que precisa do suporte e organização interno do RH e conta com o desenvolvimento da infraestrutura de informação do setor de TI.
Impactos da transformação digital
Logo após compreendemos o que é, e qual a necessidade da transformação digital, é preciso entender quais são os impactos que esta transformação traz para as empresas.
Otimização do tempo
A primeira mudança a ser observada é que, com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, estamos conseguindo realizar mais tarefas, sejam elas de trabalho ou domésticas. Na prática, significa que estamos conseguindo otimizar nosso tempo.
Um bom exemplo disso, são os bancos digitais. Por meio de seus aplicativos não precisamos mais gastar tempo com deslocamento até as agências, além de nos livrar das filas para realizarmos os serviços bancários.
Maior produtividade
A produtividade é um aspecto que descende da otimização do tempo, uma vez que, realiza-se muitas tarefas com menos tempo, ao longo de um período, mais tarefas foram realizadas pela equipe de trabalho.
Este aumento na produtividade é proporcionado pelo uso das novas tecnologias de softwares e sistemas disponíveis, que integram a transformação digital.
Cultura organizacional
Este tem sido a pedra no sapato de alguns gestores e também colaboradores hoje em dia, principalmente aqueles que quando começaram a carreira profissional, eram chamados de funcionário.
Neste contexto é importante entendermos que a transformação digital começa com uma mudança cultural da organização, tendo em vista as novas práticas procedentes dos estudos da administração moderna. Isso significa que esta mudança deve acontecer de dentro para fora.
A própria mudança na denominação ou nomenclatura do trabalhador nas organizações, já demonstram para nós uma mudança na cultura organizacional das empresas, onde, independente se este trabalhador possui vínculo empregatício ou é terceirizado, ele faz parte da equipe da empresa, sendo chamado agora de colaborador.
Mas esta mudança mostra, principalmente, como as empresas estão centradas não apenas em aperfeiçoar seu time com as melhores práticas de trabalho, mas também tratá-los como indivíduos, o que comprovadamente aumenta sua performance produtiva, assim como sua qualidade de vida.
Portanto, o enfoque da empresa direcionado ao colaborador, é o melhor caminho para por em prática o projeto de transformação digital, pois são estas pessoas que, além de comprarem a ideia, irão literalmente por a mão na massa.
Relacionamento com o cliente
Um grande desafio para as empresas hoje, diante de um cenário mercadológico dinâmico e competitivo, novas tecnologias de comunicação, milhares de informações midiáticas e mudanças na economia, tem sido atingir e interagir com seu público-alvo com eficiência.
A soma destes fatores exige das empresas um reposicionamento estratégico de relacionamento com seus clientes, baseado na confiança. E para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha transparência em suas ações.
Contudo, a transparência traz também a necessidade de um canal aberto da empresa para ouvir o que os clientes têm a falar, seja uma reclamação, ou um elogio.
De qualquer forma, a transformação digital exige que as empresas estejam sempre conectadas com seu público, principalmente, para conhecer suas reais necessidades.
Outro aspecto muito importante no processo de relacionamento com o público é que ele é a principal fonte de informação de uma empresa. Isso significa que se a empresa alcançar um bom nível de interação, o próprio público direcionará as próprias ações que a empresa deve tomar.
Infraestrutura tecnológica
Por fim, a transformação digital é acompanhada em tempo real pela estruturação do setor de TI, mesmo porque, ele é a base tecnológica para que todo este processo aconteça.
Isso permitirá que a empresa esteja preparada para operar de forma mais rápida, seja na comunicação interna e externa, integração dos setores, processamento de dados, acesso as informações, automação da produção, entre outras.
Sem uma infraestrutura de TI otimizada, é impossível realizar a transformação digital de uma empresa, principalmente se tratando de um setor que requer acompanhamento constante de técnicos e especialistas, nos fluxos das informações.
Equipe de comunicação Inforrede