Os benefícios e os problemas da consumerização

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O BYOD (Bring Your Own Device) é uma sigla em inglês para “traga o seu próprio dispositivo”, que, na prática, é a própria consumerização de TI — em que os colaboradores utilizam seus próprios dispositivos móveis para executar suas tarefas e fortalecer o ambiente empresarial. Com a adoção da nova ideia, que já é um fenômeno em alguns países, os funcionários têm uma política mais clara, com regras de utilização para maximizar resultados e elevar a produtividade.
Quando bem implantado, o BYOD traz resultados positivos muito significativos. Quer saber mais? Conheça agora as principais vantagens e desvantagens da consumerização de TI!
Vantagens da consumerização de TI
Aumento de produtividade
Como os dispositivos móveis podem ser levados a qualquer lugar, os colaboradores conseguem acessar seus arquivos e dados pela nuvem, o que oferece um leque de trabalho mais amplo para o funcionário trabalhar e entregar as suas tarefas a tempo e com qualidade. Para isso, basta ter uma boa conexão à internet.
Economia e mobilidade
Como os funcionários conseguem acessar e utilizar todos os recursos da nuvem até mesmo de casa, não há a necessidade de ir para a empresa buscar informações que já estão no sistema, aumentando a produtividade do empregado e proporcionando uma maior flexibilidade para a execução de suas tarefas.
Além dessa mobilidade que facilita as atividades diárias, isso evita que um colaborador tenha que ir de uma unidade a outra da empresa para participar de reuniões, por exemplo, que podem ser realizadas por meio de videoconferências.
Isso gera economia nos custos operacionais e de transporte para a organização.
Desvantagens da consumerização de TI
Riscos na segurança
É necessário manter os dados de informação seguros e constantemente monitorados por meio de uma política de segurança da informação rígida do departamento de TI. Se esse item for deixado de lado, vazamentos e roubo de informações poderão ocorrer com a consumerização de TI.
Além disso, com a criminalidade em alta, o colaborador pode ter o seu dispositivo móvel roubado, levando à perda de informações importantes — ou sigilosas — da empresa.
Redes sociais
É inegável que as redes sociais fazem parte da vida de todos na atualidade, mas a consumerização pode levar alguns funcionários a utilizá-las de forma indiscriminada, focando demais em sua vida pessoal, o que afeta diretamente a produtividade no trabalho.
Mais uma vez, é preciso que se tenha uma política de utilização da tecnologia da informação rígida e atuante. Assim, o colaborador saberá que deve utilizar as redes sociais de forma equilibrada para que isso não atropele ou se sobreponha às suas atividades laborais.
Não adianta fugir da modernidade. O que as empresas precisam fazer é adequar o cenário atual e seus recursos ao dia a dia da organização. Nesse cenário, a consumerização de TI, quando bem implantada, pode trazer uma grande vantagem competitiva para a empresa.
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