OTDR: o que é e para que serve

OTDR: o que é e para que serve

Uma das especialidades da Inforrede é a instalação em fibra óptica. E como toda empresa séria, segue vários quesitos de certificação para garantir a qualidade dos materiais e do serviço. Um dos instrumentos usados pela equipe da empresa para assegurar a qualidade é o OTDR– reflectômetros ópticos no domínio do tempo.

As Medições de OTDR são utilizadas para analisar a transmissão da fibra óptica. Elas identificam e localizam eventos específicos em um trecho, geralmente ligadas por conectores ou emendas. São essenciais para mapear a perda do enlace em relação à distância.

Esse equipamento garante a qualidade da transmissão da fibra óptica. Os OTDRs, certificam o desempenho de novos enlaces de fibra e detectam problemas nos links existentes. São especialmente úteis na localização de falhas em enlaces ópticos longos, como nos backbones e redes metropolitanas.

O OTDR pode realizar ainda a medição exata do local onde há um cabo óptico com algum defeito ou até um rompimento. Além disso, ao certificar a rede, o instrumento demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional do provedor e menos retrabalho.

Como funciona:

Basicamente, um OTDR gera pulsos de luz de curta duração e os envia pelo núcleo da fibra, medindo, em função do tempo, os sinais ópticos que retornam a ele.

O pulso gerado pelo OTDR se propaga pelo enlace ou canal óptico e frações dele são refletidas de volta cada vez que encontra obstáculos à sua propagação, seja pela presença de acopladores ópticos, emendas, conectores ou falhas no enlace ou canal sob teste.

Seu display mostra os pontos em que ocorreram as reflexões, permitindo a interpretação dos resultados e a identificação de componentes, bem como eventuais falhas no enlace ou canal óptico sob teste. Facilitando a manutenção e/ou correção dos danos.

– Conheça mais sobre nossos serviços! Acesse nosso site e nossa página no Facebook.

Cadastre para receber notificações de conteúdos novos

Relacionados

Comentários